Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: Win 7 Pro 64 bits install error - A required cd/dvd driver device driver is missing

Default Win 7 Pro 64 bits install error - A required cd/dvd driver device driver is missing

Viva

Começo por referir que já procurei por inumeros foruns, e neste, e existem muitas receitas nos outros para o que vou descrever, nenhuma funcionou.

Adquiri um PC na AquaPC há poucos meses com as seguintes caracteristicas: MB ASUS P8-Z68 Pro, 8 GB RAM, P. Graf. ASUS GTX570, SSD 120 GB OCZ ag III, HD 2TB, CPU i2600K, leitor/gravador BD da LG, etc. Veio com o Win 7 Pro 64 bits temporário sem chave pois eu estava à espera do Win 8 ou poder utilizar uma versão legal via MSDN.
    O HD e o SSD vieram instalados normalmente como 2 discos distintos. Funcionou tudo normalmente até ontem. Ontem decidi instalar os discos com o SSD a acelerar o HD (40GB) e o resto dos 120GB (80GB) como SSD normal (Intel SRT).
    Descarreguei uma imagem do Windows 7 Pro 64 bits e uma chave da Microsoft via MSDN e "queimei" um DVD.
    Ao instalar o novo Windows ele pára durante a instalação dando o erro "A required cd/dvd driver device driver is missing". Segundo as receitas que li tentei alterar a ordem de boot no BIOS, "queimei" outros DVD, inclusive com outros programas e outras marcas de DVD, nada. Instalei a imagem do Windows numa pen USB de 16GB experimentei e a mesma coisa. Alterei no BIOS entre AHCI, IDE, RAID e nada (já a pensar na configuração Intel SRT que pretendia, descrita antes).

Cheguei ao ponto de não saber o que tentar mais (tenho um DVD com uma imagem do Windows 7 x86 e consegui instalá-lo). Foi apenas para testar. Com o Windows 7 a 64 bits nada. Já desconfio da imagem ISO que descarreguei da Microsoft. Legalmente não me deve ser possivel descarregar outra. Têm alguma ideia para testar se uma imagem ISO do Win 7 está boa? Tipo hash MD5 ou outro?

Alguma sugestão?

Já agora: Ainda não pesquizei como resolver mas verifiquei que o disco vai ficando com várias instalações do Windows, como se limpam as versões anteriores?

Obrigado

Cumprimentos

Vítor Almeida

Moderador Avatar de Daemon
    Data de Registo
    Feb 2005
    Local
    Marco de Canaveses

Quote Post Original de VAlmeida Ver Post
    O HD e o SSD vieram instalados normalmente como 2 discos distintos. Funcionou tudo normalmente até ontem. Ontem decidi instalar os discos com o SSD a acelerar o HD (40GB) e o resto dos 120GB (80GB) como SSD normal (Intel SRT)
    Não percebi o que queres dizer com isto
    Feedback: AquaPC ( 39 ) - Zwame ( 59 )

Iconoclast, I hope you burn in hell.

Quote Post Original de Daemon Ver Post
    Não percebi o que queres dizer com isto
    Viva

Através de software disponibilizado pela Intel é possivel colocar os SSD a servirem de cache gigante e inteligente aos HD tradicionais (http://www.intel.com/p/en_US/support...ts/chpsts/imsm). Para isso as MB têm que ter suporte e a MB ASUS P8-Z68 Pro inclui esse suporte e os drivers da Intel no disco de suporte que a acompanha.

Como é sabido os SSD podem ser usados como os HD normais, um ou mais em simultaneo no mesmo PC. Podemos ter um PC em que o armazenamento seja feito apenas em SSD, haja dinheiro. O problema é que devido ao seu elevado custo normalmente têm baixa capacidade (dezenas de GB) ou então são muito caros. Também consta que têm uma vida mais curta se forem muito acedidos. O meu SSD é de 120 GB, como referi no post anterior.

Existe uma grande discussão sobre se, quando os SSD são suficientemente grandes para conter o SO e mais alguma coisa, se justifica colocá-los com cache dos HD tradicionais para os acelerar.

O que eu gostaria:
    Usar o meu SSD para duas funções, uma que é servir de cache ao HD de 2 TB para o acelerar e a outra, a parte que restar, como simples SSD (disco do sistema como o HD). Preferencialmente gostaria de colocar o SO neste último.

O que consegui de há bocado até agora:
    Colocar parte do SSD (64 MB) a servir de cache ao HD de 2 TB e o resto do SSD? Puff! Consta no BIOS mas o Win 7 não o reconhece. O Win 7 está instalado no HD.

Questões por resolver:
    1- Verificar se consigo colocar o Win 7 a reconhecer o que sobrou do SSD para além do que está dedicado à cache (56GB).
    2 - Se 1 for possivel, verificar se consigo instalar nele o Win 7 em vez de no HD acelerado.

Questão final para a qual há muitas opiniões: Devo usar o SSD todo para o SO e outras aplicações e deixar o HD para o resto (como estava antes) ou devo usar o SSD como cache como tenho agora à experiência?

Como já devem ter percebido consegui ultrapassar o erro que deu nome a este tópico. Para tal fiz download de outra imagem do Win 7 Pro de outro site, queimei outro DVD e voilá instalou à primeira. Pergunto-me se devo enviar à MS a conta das horas perdidas por a imagem que fui buscar ao site dela ter problemas. Será que a Microsoft testa as imagens que coloca para download!

Como procedi para instalar o SSD como cache do HD?
    1 - No BIOS coloquei o SATA como RAID;
    2 - Instalei o Win 7 no HD;
    3 - Depois do Win 7 terminar a instalação, introduzi o disco de suporte da MB ASUS e instalei o software da Intel de suporte à Intel® Rapid Storage Technology (drivers e software de gestão).
    4 - Novo boot e pronto.
    5 - A seguir instalei o resto dos drivers da ASUS e da placa gráfica, fiz update do Windows, etc. Parece estar tudo a funcionar.
    6 - Amanhã irei instalar a chave do Windows para o legalizar, fazer mais testes de desempenho, etc.

Se se fizer Ctrl+I quando do arranque do PC é possivel ir ver a configuração dos discos e lá aparece o SSD em RAID 0 com uma parte livre e outra parte como cache (dois volumes). Mas o Windows não reconhece o volume correspondente ao que sobrou do SSD (tenho de fazer mais testes, sobretudo de desempenho e para ver se existe ou não aceleração ou se o software de gestão da Intel me está a enganar ao dizer que está tudo a funcionar bem).

Cumprimentos

Vitor Almeida

AquaPC Expert Avatar de St3v3n
    Data de Registo
    Jul 2009
    Local
    Pombal

Já passei pelo mesmo problema. Pelo que parece a imagem do w7 do msdn não traz os drivers sata ou algo do género e não detecta os discos.

acho que se podes utilizar um outro cd como o da motherboard para carregar os divers na parte de detectar os discos, mas não testei. Eu utilizei um cd que aqui tinha só para detectar os discos.

ASUS H97M-Plus | i5 4460 | 4gb G.skill ECO 1600 | Intel HD 4600 | Samsung 850 EVO 120 GB | Seagate 500GB 7200.11 | Corsair HX-650 | Prolimatech Megahalems @ NB XL2 | CM N200 | Samsung 923NW | Logitech media 600 | M.S. 3.0 | Plantronics 377

Data de Registo
    Feb 2005
    Local
    Marco de Canaveses

Pelo que percebi a parte da "cache" já está a funcionar.. certo? Falta só a outra parte, a "normal" para os dados.. certo? Em Gestão de Computador - Gestão de discos - não consegues activar/criar partição/atribuir letra/formatar o que resta?

Pelo que percebi a parte da "cache" já está a funcionar.. certo? Falta só a outra parte, a "normal" para os dados.. certo? Em Gestão de Computador - Gestão de discos - não consegues activar/criar partição/atribuir letra/formatar o que resta?
    Viva

Ponto de situação:
    • PC completamente a funcionar com 64 GB do SSD a funcionarem como cache inteligente do HD de 2 TB (drive c: ) e os restantes 56 GB do SSD a funcionarem como disco/partição normal (drive E: ).
    • Sistema operativo (Win 7 pro) instalado no drive c:

Não tive problemas com a instalação do Intel RST, seguindo os conselhos do site da Intel não há grandes "espinhas". O PROBLEMA foi mesmo a imagem descarregada da Microsoft do Windows 7 Pro não correr decentemente como referido antes. Solução: Arranjar outra imagem noutro local (.iso).
    Quanto ao não ver o resto do SSD (56GB sobrantes) que referi antes foi só ir ao "Disk Management" do Win 7 e colocá-lo à vista como drive E:.

Não experimentei: Tentar colocar o SO a correr a partir dos 56 GB do SSD (drive: atualmente). Está a correr a partir do drive C: (HD 2TB acelerado com o SSD).

Vontade: Enviar a conta das horas perdidas a tentar descobrir o porquê do erro com durante a instalação usando a imagem .iso obtida a partir do site oficial da Microsoft.

Cumprimentos

Vítor Almeida

------- Post adicionado às 12:20 ------- Post anterior colocado às 12:17 ----------

Viva

"Vontade: Enviar a conta das horas perdidas a tentar descobrir o porquê do erro com durante a instalação usando a imagem .iso obtida a partir do site oficial da Microsoft."
    Viva

Enviar à Microsoft, entenda-se do post anterior!

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos

Vítor Almeida

Data de Registo
    Feb 2005
    Local
    Marco de Canaveses

Ponto de situação:
    • PC completamente a funcionar com 64 GB do SSD a funcionarem como cache inteligente do HD de 2 TB (drive c: ) e os restantes 56 GB do SSD a funcionarem como disco/partição normal (drive E: ).
    • Sistema operativo (Win 7 pro) instalado no drive c:
    E que tal? Achas que o sistema "cache" está a fazer um mau/razoavel/bom efeito?

E que tal? Achas que o sistema "cache" está a fazer um mau/razoavel/bom efeito?
    Viva

Como referi antes e se pode ler na descrição do sistema o Intel RST é uma cache inteligente. Como tal vai aprendendo com o tempo - só deixa em cache o que for mais usado. Com 64 GB de cache espero que possa vir a deixar muita coisa em cache e como tal vir a notar-se a rapidez com o passar do tempo. As experiências que fiz não dão para verificar uma grande diferença. Em situação normal, por exemplo uma instalação, o sistema vai ao HD logo não há poupança de tempo.
    No WEI do win 7 pouca diferença se nota face a apenas o HD.

O PC em que instalei Win 7 também não é o usado por mim habitualmente cá em casa pelo que só qualquer dia, quando tiver tempo, é que vou lá dar uma voltinha de novo. A minha máquina habitual de trabalho em Windows é apenas um modesto ASUS G2P.

No referido PC notava-se mesmo velocidade era quando o disco de sistema era apenas o SSD. Aí sim é que era um gozo instalar e correr o que é que fosse. Só é pena que o SSD seja apenas de 120 GB!

Cumprimentos

Vítor Almeida

Bookmarks

Bookmarks

Regras para postar

• Não pode criar novas threads
  • Não pode responder a tópicos
  • Não pode colocar attachments
  • Não pode editar os seus posts
  •