Results 1 to 14 of 14

Thread: FPS Limiter Universal: Stabilize the performance of your games

Default FPS Limiter Universal: Stabilize the performance of your games

Quote Originally Posted by rgabriel15 View Post
    This news is destined for those people who wants to cap the Fps (frames per second) in PC games.

I saw in a lot of sites, peoples asking for a "universal" fps cap that works in any game. So i came here to show you a program that will do it for you, and im not talking about the "FPSLimiter" that some of you know about.
    I used FPSLimiter for a long time, but as you know it has some limitations. It can't be used in all games and dont support dx10 and 11.

Searching on google for a better program than Fraps to record videos some months ago, i found a program called Dxtory and for my surprise it have what i was searching for so many time in a program. A Fps cap function that works in all PC games and support all directx versions and opengl.

Now i will show you how to do this:

1st- Download the program: DxTory
    2nd- Download Net Framework 4.0 (needed): Net Framework 4.0

Open the program and go to the tab like on the pic below:
    Obs: This program is not Free, so everytime you open it you have to wait a 10sec countdown and the click in "Experience the Trial".

Now select the number of cores of ur CPU in "Processing Threads". If you dont know exactly, select the max available.

To limit the frames simply check the option "Limit FPS Video"and enter the value you want the game to get limited.

Some important details:

From now on, whenever you start a game, the program automatically detects the game and limit the frames for the value you selected by default. For each game you start, a new Profile will be created to it at the top of the program where you can select different values ​​for each game independently.

Another detail is that you need to keep the program open for the limiter function works, so you just need to click on Minimize and start your game from the shortcut on the desktop or wherever you prefer.

If you want to monitor frames or remove them from the screen, just go to the tab shown in the following figure:

To do it, select the "FPS Video"option and in the black screen below select the position you want and click to mark it. To remove, uncheck the same option and click "Disable" on black screen.

Tips for the limiter value:

If you dont know what the best value to limit your game, here are some tips:

- Try to place a value based on the minimum frame your game runs. Ex: If it runs at an average of 45fps and 30fps minimum, select the value 30 to limit the game, so you do not have problems with the swings of 30 to 45.

- Some games have an effect called Motion Blur, which makes the screen a bit blurred when you shake the camera giving an effect of trail, or racing games at high speed to give effect of a higher speed. Depending on the value that you limit the game, you create an even more pronounced effect of Blur, leaving the game with movie aspect.
    Ex: The game GRID and 45fps in Need for Speed​​: Shift at 30fps.

- Regardless of the game, I recommend you limit to 30fps, cause besides a smooth gameplay, you will be saving your hardware and avoiding possible heat issues.

I hope you enjoyed this tutorial and quite enjoy the program.

by rgabriel15.
    http://forums.guru3d.com/newreply.ph...eply&p=3941986

------- Post adicionado às 03:23 ------- Post anterior colocado às 03:23 ----------

Funciona, testado e aprovado por mim!Agora podem jogar com os fps capados a 30 por ex.

Dei umas voltas bloqueado a 32 e nao senti tearing nenhum na corrida inteira, com 30 parece que sim mas como estou ainda na fase de testes nao quero afirmar nada a 100%.So sei que fiz a corrida a consumir 30W no gpu, isto se o gpu-z reportou como devia.

E vocês perguntam, entao mas para que quero limitar os fps?

Limitar para:

-os jogos em que têm bastantes flutuações de frames, por exemplo limitar ao frame minimo;

-evitar com que certas gráficas fiquem a zumbir devido aos altos frames devido a certos condensadores, naqueles jogos ou videos que tens +500 frames;

-nos jogos lentos(por ex. estrategia) em que nao precisas +30 frames tens a vantagem de reduzir ainda mais o uso da grafica, reduzindo assim o consumo e consequentemente o seu aquecimento.

Pelo que entendi o tópico foi removido do guru3d porque o utilizador que o colocou lá apenas se registou para tal e parece que nao é permitido!
    Last edited by Dr.Noob; 03-04-2011 at 19:24.

interessante, mas prefiro 60fps com vsinc.

Wink

Em português podem ler mais sobre isto aqui:

http://forum.jogos.uol.com.br/fps-li...ames_t_1421434

Dois pontos que nao referi na minha conclusao que foram:

- Corrigir micro-travadas (lags) em alguns casos, como no jogo Prototype.
    - Substituir o uso do Vsync afim de não ter lag no mouse em alguns jogos

Ainda estou para testar o ultimo ponto mas como nao tenho nenhum jogo de FPS instalado de momento nao posso.Mentira, tenho o crysis 2 LOL, vou ja tratar disto!Confirmo, é possivel jogar a 32 frames + v-sync desligado e sem o tal "mouse lag".

Quote Originally Posted by stlunatic View Post
    interessante, mas prefiro 60fps com vsinc.
    Mas em jogos de FPS e principalmente em MP o v-sync activado e mesmo com o triple buffering vais ter o que se chama de "mouse lag".Aqui nao!

Mais um pequeno teste!Este a jogar company of heroes online, neste jogo com v-sync desligado jogo entre 60 e 200 fps, para nao ter flutuaçoes a meio do jogo e como sei que os 102 fps fazem com que ele responda melhor aos comandos que dou as tropas, apesar de este ser um RTS(nao é um jogo que necessite grandes reaçoes por parte do jogador como num FPS), aqui fica o report do msi afterburner:

O gráfico mostra como máximo os tais 102 fps, depois tem algumas quebras devido as partes mais intensivas do jogo, mas nada como de 200 para 60, tornado assim no meu entender um jogo mais suave a nivel de movimento da camera.Depois podemos ver tambem que nao estou a puxar pela gráfica sempre aos 100% fazendo com que reduza o consumo/aquecimento da mesma.

A fan nao esta a 70%, estou a usar um MK-13 com uma fan NB xl1 de 1000rpm.

Mais uns testes:

DXTORY OFF

DXTORY ON

- Agora vou deixar de ter flutuaçoes, ou seja, menos consumo/aquecimento devido à reduçao do uso do gpu, porque ter picos de fps maximos nao serve para nada, e melhor jogabilidade.

Estes testes foram feitos no crysis 2 multiplayer.Para usarem o dxtory+msi afterburner ao mesmo tempo abram primeiro o dxtory com visualizaçao dos fps activa, de seguida o jogo e voltem ao SO para activar o msi e desligar o visualizador de fps do dxtory.

Espero ter ajudado e bons tiros.
    Last edited by Dr.Noob; 17-04-2011 at 10:21.

Bem ja vi que por este fórum sao todos uns desinteressados em melhorar a jogabilidade...

AquaPC Elite João Branco's Avatar

Quote Originally Posted by Dr.Noob View Post
    Bem ja vi que por este fórum sao todos uns desinteressados em melhorar a jogabilidade...
    boas por acaso nao.... eu estou a achar interessante, mas diz-me uma coisa, eu jogo (ou tento jogar) COD4 com 250 FPS ou em certos casos com 125 FPS, em ambos os casos FPS fixos, com esta APP nao me vai "estragar" isso?
    Quote Originally Posted by hercules View Post
    Porra, na Suécia até os ladrões são mais sérios que os políticos cá.

AquaPC Addicted 6Up's Avatar

Mas em jogos de FPS e principalmente em MP o v-sync activado e mesmo com o triple buffering vais ter o que se chama de "mouse lag".Aqui nao!
    A jogar Singleplayer, acho que a maior parte da malta daqui prefere assim, basta ligar o v-sync para ter uma experiência agradável a 60fps.

Para quem gosta de gostar a sério online e não quer ter lag então sim, acho que é uma boa opção.

Mas falando por mim, que só jogo online jogos da Valve (CS, CSS, TF2 e L4D 1 e 2), basta-me abrir a consola do jogo e escrever lá "fps_max xxx" (costumo por 101 ou 120), no caso do CS, o motor de jogo já velhinho nem suporta mais de 100fps, por isso não é preciso mexer em nada.

EDIT:

Quote Originally Posted by João Branco View Post
    boas por acaso nao.... eu estou a achar interessante, mas diz-me uma coisa, eu jogo (ou tento jogar) COD4 com 250 FPS ou em certos casos com 125 FPS, em ambos os casos FPS fixos, com esta APP nao me vai "estragar" isso?
    O COD4 tem consola, para limitares os frames basta abrires e escreveres o respectivo comando (tens de pesquisar, não sei qual é ).

Mas já vi que este programa é excelente para ser utilizado em ports de consolas em que um gajo não consegue mexer em nada (aka 95% dos jogos recentes hoje em dia...)

Last edited by 6Up; 17-04-2011 at 14:42.

Boas, se o jogo já por sí permite fixar os fps, porque se bem me lembro quando joguei online acho que era 85 ou 120 ja nem sei...tal como acontece no css nao precisas.Mas a maior parte dos jogos nao tem esse bónus incluido.

Quote Originally Posted by 6Up View Post
    A jogar Singleplayer, acho que a maior parte da malta daqui prefere assim, basta ligar o v-sync para ter uma experiência agradável a 60fps.

Para quem gosta de gostar a sério online e não quer ter lag então sim, acho que é uma boa opção.

Mas falando por mim, que só jogo online jogos da Valve (CS, CSS, TF2 e L4D 1 e 2), basta-me abrir a consola do jogo e escrever lá "fps_max xxx" (costumo por 101 ou 120), no caso do CS, o motor de jogo já velhinho nem suporta mais de 100fps, por isso não é preciso mexer em nada.

Se só jogas jogos da valve que permitem o acesso a consola e limitar os fps excelente, por acaso eu da valve só mesmo o css e e, porque instalei ontem para matar saudades lol!

AquaPC Elite João Branco's Avatar

Boas, se o jogo já por sí permite fixar os fps, porque se bem me lembro quando joguei online acho que era 85 ou 120 ja nem sei...tal como acontece no css nao precisas.Mas a maior parte dos jogos nao tem esse bónus incluido.

Se só jogas jogos da valve que permitem o acesso a consola e limitar os fps excelente, por acaso eu da valve só mesmo o css e e, porque instalei ontem para matar saudades lol!
    ah entao pronto para o cod nao é preciso, mas da para criar perfis individuais?
    Quote Originally Posted by hercules View Post
    Porra, na Suécia até os ladrões são mais sérios que os políticos cá.

ah entao pronto para o cod nao é preciso, mas da para criar perfis individuais?
    sim da.ele até cria automaticamente.

AquaPC Elite Luka_Aveiro's Avatar

Nada a ver... Eu nunca senti necessidade disso porque se tenho 200fps num jogo, carrego-o com a máxima qualidade possível, e, sendo um jogo antigo, o mais provável é já lhe ter posto um comando com os maxfps, etc...

Detesto vsync, pelo menos online

Comprei a licensa, custou 31.7e!Uso especialmente para capar os fps no BC2(nao encontrei um comando/consola) a 100 e achei que devia ajudar no suporte e porque a versao trial é bastante incomodativa...quem testou sabe o que digo.

ver2.0.103 (2011/05/25)
    FIX: The problem that a target process cannot be terminated.
    MOD: Decoder of Dxtory

ver2.0.102 (2011/05/20)
    FIX: Problem that module name cannot be acquired in case of Protect.
    FIX: Bug that OpenGL capture stops.
    FIX: Bug of freezing when screenshot is taken.
    MOD: Codes of communication between processes.
    MOD: The performance improvement of OpenGL.

ver2.0.101 (2011/02/12)
    FIX: Problem that capture of mouse cursor is not correctly done in specific condition.
    FIX: Bug that fails in ScreenShot when scaling by BMP/TGA format.

ver2.0.100 (2011/02/07)
    FIX: Bug that exception is generated when Dxtory is terminated before process of target is terminate.
    www.dxtory.com

AquaPC Expert sYlt's Avatar

32€ por isso? Meu rico dinheiro.

Bookmarks

Bookmarks