Page 1 of 4 123 ... LastLast
Results 1 to 20 of 72

Thread: Exame de condução

Default Exame de condução

Bom dia a todos!
    Bem, andava a pesquisar na net sobre algumas dicas para o meu exame de condução e encontrei este forum.

Estou quase a ir a exame de condução. Ando super nervosa e cheia de receios. Eu sei que devo tentar ter calma mas tambem falar é sempre mais fácil.

Gostaria que me dessem algumas dicas sobre o que o examinador costuma perguntar, cuidados a ter durante o exame, etc..

Entretanto eu vou realizar o exame na APEC de Lisboa ( Chelas ).
    Ainda não sei o percurso, se areeiro, alvalade, olivais... Se algum de vocês já fez exame lá, poderão dar-me algumas dicas de sitios ou zonas que eu deva estar mais atenta bem como a entrada e saída do parque de estacionamento do centro de exames.

Bem, como vêm esta minha cabeça está um pouco confusa e nervosa. Tudo o que digam, ainda que pouco, servirá para ajudar

Obrigada e beijinhos

Para mim pelo mais dificil já passaste, que é o exame de código, o de condução é facil, o meu só demorou 10min e passei logo para o banco de trás para dar lugar ao outro que veio fazer teste cmg.

Basicamente só tens que estar atento aos Stops, passadeiras, e cruzamentos que tenhas que dar prioridade.

Boa sorte

Asus P8Z77-V Pro · Intel Core i7 3770K · Msi GTX970 Oc Gaming 4GB · Corsair AX-850W · Creative SoundBlaster Z
    8GB G.SKill Ripjaw-X 2133Mhz · Samsung 840 Evo 250GB + Samsung F4 2TB · Fractal Arc Midi · Asus VG248QE 3D 144Hz

Everything iDon't, Android does!

FeedBack | Vendo

AquaPC Expert sYlt's Avatar

Eu fiz o exame em Outubro, e daquilo que ainda me lembro o exame de condução é como uma aula normal, diferencia apenas no tempo (normalmente bastante menor no exame) e claro, este vai ter uma avaliação final.

Antes do exame as únicas coisas que o examinador perguntou foram partes do carro under the hood, motor, onde se põe o óleo, líquido de refrigeração etc. Nada de muito complicado; penso que o intrutor/a te tenha ensinado isso nas primeiras aulas de condução.

Cuidados a ter no exame, os mesmos que tens numa aula. Não ter pé pesado mas também não andar a pisar ovos, ou seja, nunca chegar perto dos limites de velocidade da via onde circulas mas nunca andar demasiado lento (o ter pé pesado foi uma das coisas que o meu examinador apontou no final do exame). De resto não sei que mais te possa aconselhar, sei que uma coisa que ajuda bastante é conhecer a área e se possível passar por lá antes.

Boa sorte.

AquaPC Elite allstarfabio's Avatar

Não postaste o mesmo no Autohoje? lol

AquaPC Elite andr3's Avatar

convém fazer sempre pisca também

AquaPC Elite

Chumbei 3x no código

Mas na condução foi à primeira. Tens é de estar atento, mas também não podes estar nervoso

AquaPC NoLife kayaker's Avatar

Quote Originally Posted by dacosta89 View Post
    Chumbei 3x no código

Mas na condução foi à primeira. Tens é de estar atento, mas também não podes estar nervoso
    medo

*** AquaPC desde 2002 ***

Master of Puppets NaMcO's Avatar

Chumbei 3x no código

Mas na condução foi à primeira. Tens é de estar atenta, mas também não podes estar nervosa
    É uma rapariga pá

Quanto ao exame, nada de especial, o mais complicado é mesmo manobrar o carro, porque de resto é observar a sinalização e respeitar as instruções dadas pelo técnico. Obedecer sempre ao limite de velocidade e nunca esquecer os piscas
    ASUS Sabertooth P67B3· nVidia GTX780 3072MB PhysX · Intel Core i7 2600K 4.5GHz · Corsair TX850W · Creative X-Fi Titanium Fatal1ty
    16GB GSKill Ripjaw Z PC3-17000 9-10-9 · Samsung 840PRO SSD 512GB + OCZ Agility4 SSD 512GB + WD VRaptor 1TB · Corsair 650D · DELL U2711 27"

Feedback
    Firestorm

AquaPC Expert sox's Avatar

E Indo seguindo as instruções do examinador. Não esquecer dos piscas nas manobras, atenção com as passadeiras e modera a velocidade.

Eu fiz exame ai também, durou 15 minutos o exame. Fiz uma inversão de marcha e estacionei o carro.

Este foi o meu percurso:
    1 http://img600.imageshack.us/img600/264/37335066.png
    2 http://img811.imageshack.us/img811/8748/25505348.png
    3 http://img148.imageshack.us/img148/1715/88693246.png

O importante é mesmo obedecer as regras do código.

[FEEDBACK]-[Q6600 G0|Asus P5Q-E|GSkill 4GB 8500|Samsung 470 128Gb|Evga 9800GTX+]-[DROPBOX+500MB]

AquaPC Elite

Quote Originally Posted by NaMcO View Post
    É uma rapariga pá

Quanto ao exame, nada de especial, o mais complicado é mesmo manobrar o carro, porque de resto é observar a sinalização e respeitar as instruções dadas pelo técnico. Obedecer sempre ao limite de velocidade e nunca esquecer os piscas
    ups...

AquaPC NoLife Gamelas's Avatar

Chumbei 3x no código

nao eras tu a pagar os exames de certeza

eu fiz em linda a velha. chelas nao te pedem coisas como contorno de passeio em marcha atras nem te vao fazer perguntas parvas de motor como fazem em linda a velha.

basicamente o pior é apanhares uma intrutora mulher. sao bem piores e sao muito mais agressivas para nos por nervosos. ha instrutores e instrutores. uma coisa que deves fazer sempre é confirmar tudo o que te dizem. nao tenhas vergonha de voltar a perguntar caso nao tenhas percebido o que ele disse..

se ele te disser "vire quando poder à direita" tu toma bem atençao ao "quando poder" no meu caso apanhei 2 vias de sentido proibido e so pude virar na terceira.

outra coisa que deves ter cuidado mas sem estares a olhar muito para la é a velocidade, tenta deixar 10 a 20km\h de tolerancia do maximo permitido em algumas zonas

o gajo que tinha feito o exame antes de mim chumbou por ter ligado o carro e tirar o travao de mao sem meter o sinto de segurança. tinha o mau vicio de so meter o cinto com o pe no travao e carro ligado. deve-se meter o cinto com o carro totalmente parado ou desligado. nunca destravado.

se ele te disser "estacione o carro em segurança" isso quer dizer para estacionares com o carro engatado. mas isso ja deves saber das aulas.

a conduçao é a parte facil, a parte dificil é ler a seca do livro

AquaPC Addicted SpyderBob's Avatar

Chumbei 3x no código

Enfim devias ter vergonha, até eu passei tudo à primeira
    Intel Core i5 750
    Asus P7P55D Deluxe
    Gskill DDR3 PC12800 Ripjaws 4GB
    Powercolor ATI HD5850 1GB DDR5
    Western Digital 1TB SATA II
    Corsair HX-650W Modular
    Coolermaster Storm Scout
    Monitor LG W2486L-PF

AquaPC Elite diax's Avatar

No exame de condução é o mais facil. Pensa que apenas estas a levar alguem a passear. Tu no futuro vais ter de andar também com gente no carro portanto relaxa. Apenas está atenta e encara como mais uma aula. Ele não costuma de perguntar muito.
    Pede-te para fazeres o circuito, fazes inversão de marcha e estacionamento, tem atenção às prioridades, semaforos e stops e tens tudo para fazer o exame correctamente.
    Ah, não andes devagar demais

AquaPC Addicted Moliko's Avatar

Ainda me lembro do meu exame de condução apesar de já ter sido há mais de 10 anos. Começou em Benfica e terminou na Ajuda. Atravessei Monsanto, fiz várias manobras, estacionei umas 3 vezes, inversões de marcha... durou 1h!
    Na altura lembro-me que a minha instrutora assim que viu o examinador começou a transpirar... ao que parece era um velho dos lixados! Mas lá nos safamos (eu e a rapariga que tb foi a exame)... e o c@br@o do velho ainda me chateou pq a passar por um tunel com 5m de comprimento não acendi os médios! FDP!

O importante é ir com calma, respirar fundo e tomar atenção às rasteiras:

1 - Pedirem para andares mais depressa quando já vais quase a 50 numa localidade!
    2 - Mandarem virar quando puderes... não é igual a virar na 1ª! Toma atenção aos sinais
    3 - Mesmo que a sinalização do chão já esteja "gasta" continua a ser para respeitar. É frequente em Lx haver zonas com traço continuo que por haver obras/alcatroarem de novo ficam sem o traço no chão... os examinadores mais sacanas adoram apanhar a malta assim. Se o traço vier continuo e não passar a descontinuo, se por algum motivo estiver apagado, assume que é um traço continuo. Se te mandarem pisar o traço tu dizes que o traço é continuo e não podes... depois logo vês a ordem que ele/ela te dá
    4 - Tem atenção se entrares numa rua com sentido único. Se o instrutor te mandar fazer inversão de marcha verifica se estás ou não numa rua de sentido único! Já vi malta a ser apanhada assim. DICA: Se não reparaste no sinal que informava que era sentido único no ínicio da rua, olha para os carros estacionados. Se estiverem todos para o mesmo lado é pq a probabilidade de ser uma rua de sentido único é alta!
    5 - Verifica as prioridades!
    6 - Se fores a segunda a fazer exame, quando passares para o lugar do condutor perde uns 20 segundos a ajustar os espelhos, banco, essas coisas todas. Não te vão perdoar se só ajustares depois de arrancares!
    7 - Antes de arrancar, respira fundo, mentaliza-te que és capaz, e força!

AquaPC Elite

Quote Originally Posted by Gamelas View Post
    nao eras tu a pagar os exames de certeza
    Os exames por acaso não Mas paguei parte da carta.

Quote Originally Posted by SpyderBob View Post
    Enfim devias ter vergonha, até eu passei tudo à primeira
    Quando passei foi com 0 respostas erradas

Mas sim, o código foi a pior parte. Sem dúvida O exame de condução foi tranquilo. Há que ter muita atenção aos sinais, velocidade e acima de tudo, às passadeiras.

AquaPC Elite diax's Avatar

eu tanto no código como no exame passei logo à primeira
    O gamelas tem razão, confirma tudo o que te dizem!! Também há aqueles instrutores que tem a mania de avisar antes de tempo... se ele não me perguntava, perguntava eu para tirar as dúvidas e ter tempo de reduzir.
    O meu exame durou 15 minutos se tanto... foi de chelas às traseiras da av de igreja em Alvalade, estacionar naquelas ruas e inversão de marcha... foi tudo na boa.

AquaPC Addicted zig0's Avatar

Conheço pessoal que cai sempre no "vire à direita quando puder"....e tentam sempre virar na primeira à direita que por sua vez é sempre sentido proibido.

É só preciso relembrar o que o instrutor ensinou, manter a calma, ter atenção à sinalização e conduzir tranquilamente. O exame de condução não é nada comparado com o que temos de lidar diariamente, por isso não caiam no erro de sair do exame com a segurança que já sabem conduzir.

Continuo a achar que antecipar as acções na estrada são o que me fazem não ter, até hoje, qualquer tipo de chatisse.
    "He who speaks without modesty will find it difficult to make his words good."

Confucious

AquaPC Addicted Darkpsycho's Avatar

Só não percebo como á pessoas que fazem o exame em 10 minutos ou 15 minutos... isso dá tempo para que? lol...

Eu tenho a carta, mas foi com muito custo porque fico bué nervoso com estas situações.

Para mim o mais fácil foi o código, passei com zero.

O exame de condução foi o mais difícil secalhar devido á minha inexperiência e burrice porque na minha zona podíamos escolher fazer o exame em Portimão ou em Faro e eu morando em Faro fui sempre escolhendo Portimão para fazer o exame empurrado um bocado pelos instrutores que diziam que os examinadores eram mais acessíveis e simpáticos. Como nunca tinha conduzido em Portimão, apenas uma hora antes do exame reprovei 3 vezes! fuuuuuuuu isso mesmo 3 vezes na condução, tudo devido aos nervos, a primeira vez foi porque toquei no espelho de outro carro numa subida estreita, na 2ª a virar á esquerda não fiz bem a perpendicular, e a 3ª já não lembro do que foi.

Feito isto desanimei e pensei que nunca mais ia conseguir tirar a carta... até que um dia determinei que tinha mesmo que a tirar porque fazia-me imensa falta, desta vez decidi fazer em Faro, na manhã do exame estava com aquele nervoso miudinho, fui o segundo a fazer, o rapaz que ia comigo começou confiante mas reprovou porque numa zona de 50km ia a 70km..

Eu fiz o percurso inverso, do estádio do Algarve até Faro, por sorte um percurso que fazia imensas vezes, lá consegui fazer tudo sem nenhuma asneira, quase no final do exame pediu para contornar o passeio, só a terceira é que fiz bem, ja suava por todos os lados, pensava que já ia reprovar, depois mandou-me seguir e como já estava a ver o local do fim do exame e ele não me tinha ainda mandado fazer o estacionamento pensava que já tinha reprovado, mas no final lá disse: "Estacione atrás desse carro, mas tem de ser á primeira" e lá consegui.

Aqui fica o meu relato desta aventura dispendiosa que foi tirar a carta de condução.

AquaPC Member cylon's Avatar

as recomendações do moliko são todas excelentes
    se fores jeitosa põe uma saia curtinha que sempre distrai um bocadinho o examinador

boa sorte

Quote Originally Posted by cylon View Post
    as recomendações do moliko são todas excelentes
    se fores jeitosa põe uma saia curtinha que sempre distrai um bocadinho o examinador

boa sorte
    LOL
    Intel Quad Core Q6600 @ 3.2Ghz || Asus P5k-E || 4Gb G.Skill || Asus HD 7850 2GB || WD 500GB || Corsair TX 650W || Cooling: Noctua || Case: Antec Nine Hundred

Bookmarks

Bookmarks