Resultados 1 a 15 de 15

Tópico: [Microsoft Windows] - Tricks & Tutorials

Default [Microsoft Windows] - Tricks & Tutorials

Boas!

Este tópico vai servir para colocarmos tutorials de como modificar certos aspectos do Windows ao nosso gosto, sejam eles relacionados com performance, look ou apenas aquela coisa que nos irrita e que gostamos de modificar. Muitas das coisas que aqui vão aparecer podem ser consideradas inúteis por muitos, ou muitos já saberão como as fazer, no entando, serve de 'base de dados', à qual podemos recorrer sempre que necessário.

Chamo a atenção para uma coisa muito importante, que é o facto de se ter de respeitar na íntegra o que é descrito aqui. Todos os nomes no 'registry' têm de obedecer estritamente ao que é indicado - qualquer alteração vai fazer com que a operação não funcione. 'Shell Icons' é diferente de 'ShellIcons' tal como 'IsShortcut' é diferente de 'isshortcut'.

Para começar, uma coisa muito simples e fácil de fazer...

Como remover as setas dos shortcuts no desktop
    Windows Suportados: WindowsXP; Windows Vista; Windows 7

Vamos começar por abrir o REGEDIT carregando no ORB que é no Windows 7 o Start Button, e na janela de Search escrever 'regedit'. De seguida vamos expandir a chave HKEY_CLASSES_ROOT e procurar por uma pasta chamada 'lnkfile' como exibido na imagem em baixo:

Do lado direito vamos ter uma entrada chamada 'IsShortcut', que devemos apagar. Depois disto feito vamos precisar de um reboot ou logoff/logon para que surta efeito. Basta isto para nos vermos livres das setas de shortcut que aparecem no desktop quando criamos um. Pessoalmente acho foleiro e tira a piada aos atalhos que lá temos.

A entrada que precisamos de apagar no lado direito, para não haver enganos:

Como remover as setas dos shortcuts (alternativo)
    Windows Suportados: Windows Vista; Windows 7

O método descrito mais acima, se bem que simples, retira algumas funcionalidades do Windows, como por exemplo, deixamos de poder fazer 'Manage' com o botão direito no 'My Computer', deixamos de poder utilizar os shortcuts criados pelos jogos, etc. Existe uma maneira mais complicada de nos vermos livres das setas, mas que não influencia em nada o funcionamento normal do windows, e é isso que passo a descrever aqui.

Como nota, posso dizer que para restaurar o funcionamento dos atalhos préviamente descritos basta criar novamente a chave no registo com NEW -> STRING VALUE e chamar-lhe 'IsShortcut'. Depois damos-lhe um valor de '0' e temos os atalhos dos jogos e tudo o resto novamente a funcionar. Atenção que o nome da key tem MESMO de ser como escrevi aqui, qualquer erro ortográfico faz com que o Windows ignore a chave.

Prosseguindo...

Vamos precisar deste ficheiro icon transparente ou deste seta pequenina consoante queremos ver-nos livres das setas por completo, ou ter uma seta pequenina em vez da enorme standard do Windows. Vamos descomprimir este icon para um sítio qualquer no disco, no meu caso juntei-o a outros icons que uso em C:\Windows\Icons.

Agora vamos abrir novamente o 'regedit' e vamos passear até à chave que dá pelo nome de HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\Curr entVersion\explorer\Shell Icons. Se esta chave não existir, vamos clicar por cima da pasta 'explorer' e, com o botão direito do rato, fazer NEW KEY. Criamos então a chave chamada 'Shell Icons'.

Seleccionamos esta nova pasta, e do lado direito, com o botão direito do rato, criamos uma nova entrada com STRING VALUE, à qual vamos dar o nome de '29'.

Nesta chave vamos colocar o 'path' para o sítio onde colocámos o nosso novo icon, e temos a operação concluída. Depois de um reboot ou logoff/logon, temos o efeito pretendido.
    Última edição de NaMcO : 01-11-2010 às 13:18
    ASUS Maximus Impact VIII · nVidia GTX980TI 6144MB PhysX · Intel Core i7 6700K 4.8GHz · Corsair HX550W · ASUS Onboard Sound
    16GB GSKill RipjawZ 3733MHz 15-15-15 · Samsung 840PRO SSD 512GB + OCZ Agility4 SSD 512GB + Transcend 256GB · Lian-Li PC-Q18 · DELL U2711 27"

Feedback
    Firestorm

Uma coisa que muitos concerteza já precisaram (eu incluído) e que dá um jeitão...

Como passar de IDE para AHCI sem formatar
    Windows Suportados: Testado no Windows 7

Com o aparecimento dos SSDs, tornou-se algo importante ter o interface SATA configurado como AHCI (Advanced Host Controller Interface), dado que a performance dos mesmos se vê aumentada, e existe também suporte NCQ (Native Command Queuing), responsável pelo aumento de performance em certas situações com interfaces SATA. Ver Wikipedia para mais informações sobre isto.

Para configurar um Windows 7 já instalado em modo IDE, vamos proceder da seguinte forma:

Clicar no ORB do Start Menu, e escrever na search box 'regedit', tal como no tutorial anterior. Depois carregar em ENTER para correr o programa.

De seguida vamos navegar até à chave HKEY_LOCAL_MACHINE\System\ControlSet001\Services\m sahci, e, no lado direito, modificar o valor da entrada 'Start' de '3' para '0'.

Vamos fazer o mesmo para a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\System\ControlSet002\Services\m sahci. Editar a entrada do lado direito que diz 'Start' de '3' para '0'.

Depois disto feito, podemos fazer reboot ao PC, ir à BIOS configurar o interface para AHCI e seguramente que o Windows instalará os drivers necessários para que fique a funcionar com o interface neste modo, usufruindo de todas as suas vantagens.

O valor que terá de ser mudado:

Isto foi testado por mim numa Crosshair IV, e funciona sem qualquer problema. Já houve casos que me relataram em que não funcionou - Ou fizeram alguma coisa mal, ou o Windows está com algum problema...
    Última edição de NaMcO : 31-10-2010 às 12:45
    ASUS Maximus Impact VIII · nVidia GTX980TI 6144MB PhysX · Intel Core i7 6700K 4.8GHz · Corsair HX550W · ASUS Onboard Sound
    16GB GSKill RipjawZ 3733MHz 15-15-15 · Samsung 840PRO SSD 512GB + OCZ Agility4 SSD 512GB + Transcend 256GB · Lian-Li PC-Q18 · DELL U2711 27"

Feedback
    Firestorm

Quote Post Original de NaMcO Ver Post
    Uma coisa que muitos concerteza já precisaram (eu incluído) e que dá um jeitão...

Como passar de IDE para AHCI sem formatar
    Windows Suportados: Testado no Windows 7

Com o aparecimento dos SSDs, tornou-se algo importante ter o interface SATA configurado como AHCI (Advanced Host Controller Interface), dado que a performance dos mesmos se vê aumentada, e existe também suporte NCQ (Native Command Queuing), responsável pelo aumento de performance em certas situações com interfaces SATA. Ver Wikipedia para mais informações sobre isto.

Para configurar um Windows 7 já instalado em modo IDE, vamos proceder da seguinte forma:

Clicar no ORB do Start Menu, e escrever na search box 'regedit', tal como no tutorial anterior. Depois carregar em ENTER para correr o programa.

De seguida vamos navegar até à chave HKEY_LOCAL_MACHINE\System\ControlSet001\Services\m sahci, e, no lado direito, modificar o valor da entrada 'Start' de '3' para '0'.

Vamos fazer o mesmo para a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\System\ControlSet002\Services\m sahci. Editar a entrada do lado direito que diz 'Start' de '3' para '0'.

Depois disto feito, podemos fazer reboot ao PC, ir à BIOS configurar o interface para AHCI e seguramente que o Windows instalará os drivers necessários para que fique a funcionar com o interface neste modo, usufruindo de todas as suas vantagens.

O valor que terá de ser mudado:

Isto foi testado por mim numa Crosshair IV, e funciona sem qualquer problema. Já houve casos que me relataram em que não funcionou - Ou fizeram alguma coisa mal, ou o Windows está com algum problema...
    boas namco muito bom o que estas a fazer realmente isto do AHCI tinha dado jeito a uns tempos atras, mas pode vir a dar jeito para outros, fico a espera de mais dicas, eu fiz isso e funcionou, so acho estranho é os discos aparecerem no sub menu quando quero retirar uma pen, ou seja eles aparecem como se fossem uma pen, achei estranho mas ja me habituei
    e pronto fico a espera de mais dicas e parabens pela iniciativa
    Quote Post Original de hercules Ver Post
    Porra, na Suécia até os ladrões são mais sérios que os políticos cá.

Thanks, ainda bem que é úitl. O facto de aparecerem os discos para remover é porque agora podem mesmo ser removidos e adicionados como uma pen, apesar de estarem no interface SATA. É uma das funcionalidades adicionais do modo AHCI.

Nem todas as motherboards suportam, não sei se tem a ver com o chipset ou com os drivers AHCI em si... No meu caso não me aparecem os discos para ejectar

Feedback
    Firestorm

AquaPC Member Avatar de ptsg
    Data de Registo
    Nov 2009
    Local
    Mª Grande

Boas, isto dá em qualquer disco ou tem que ser necessário um SSD? Nota-se um aumento de performance em relação ao IDE?
    Obrigado,

Cumps

Sunbeamtech Silent Storm
    CoolerMaster GX-650
    Asus P7P55D-E
    Intel I5 760
    Arctic Cooling Freezer 7 Pro Rev.2
    4GB G.SKILL DDR3 12800 ECO
    EVGA GTX560 Ti
    Samsung 500Gb
    Samsung SyncMaster 223BW
    Windows 7 Ultimate x64

Thanks, ainda bem que é úitl. O facto de aparecerem os discos para remover é porque agora podem mesmo ser removidos e adicionados como uma pen, apesar de estarem no interface SATA. É uma das funcionalidades adicionais do modo AHCI.

Nem todas as motherboards suportam, não sei se tem a ver com o chipset ou com os drivers AHCI em si... No meu caso não me aparecem os discos para ejectar
    entao quer dizer que com o pc ligado posso ligar um disco que nao ha problema? tipo ligando primeiro o power e depois o cabo de dados?

Quote Post Original de ptsg Ver Post
    Boas, isto dá em qualquer disco ou tem que ser necessário um SSD? Nota-se um aumento de performance em relação ao IDE?
    Obrigado,

Cumps
    Qualquer disco. O aumento de performance é relativo e nota-se mais num SSD.

Quote Post Original de João Branco Ver Post
    entao quer dizer que com o pc ligado posso ligar um disco que nao ha problema? tipo ligando primeiro o power e depois o cabo de dados?
    Exacto. Ou o cabo de dados e depois o power, ou os dois ao mesmo tempo (HotSwap).

Feedback
    Firestorm

Qualquer disco. O aumento de performance é relativo e nota-se mais num SSD.

Exacto. Ou o cabo de dados e depois o power, ou os dois ao mesmo tempo (HotSwap).
    obrigado pela dica NaMcO

AquaPC Addicted Avatar de 6Up
    Data de Registo
    Jan 2007
    Local
    Lagos

Sem dúvida, excelente iniciativa!

Em relação ao tweak para tirar as setas dos atalhos, fiz tudo como disseste e agora os atalhos que tenho na pasta Jogos do Windows já não funcionam, mesmo se criar novos. Não é nada de mais, mas fica aqui um pequeno alerta.

Já tinha lido nalgum sítio (não me lembro onde) em que a maneira correcta é ir às pastas do windows e substituir a imagem da setinha por uma imagem "sem nada" (transparente ou invisível), depois ir ao regedit e mudar lá umas variáveis para o Windows ir buscar essa imagem para meter nos atalhos.

Também não me lembro como se faz isto.

Quote Post Original de 6Up Ver Post
    (...) os atalhos que tenho na pasta Jogos do Windows já não funcionam, mesmo se criar novos. (...) a maneira correcta é ir às pastas do windows e substituir a imagem da setinha por uma imagem "sem nada" (transparente ou invisível), depois ir ao regedit e mudar lá umas variáveis para o Windows ir buscar essa imagem (...)
    Sim, essa é uma das consequências. Também deixas de poder fazer "Manage" no "My Computer". Eu vou colocar em cima esse método e chamar a atenção para esse facto. A mim não me afecta porque tenho o PC organizado de maneira diferente, mas deve haver muito pessoal que usa os shortcuts dos jogos e depois isso deixa de funcionar...
    Última edição de NaMcO : 01-11-2010 às 13:20

Feedback
    Firestorm

Já fiz update ao tópico. Indiquei como restaurar o funcionamento dos atalhos dos jogos e também como remover as setas de outra forma ou colocar uma seta bem mais pequena, para quem queira diferenciar um atalho de um icon ou programa no desktop.

Feedback
    Firestorm

Boa ideia NaMcO!

Tens aqui um espaço a mais!
    Agora vamos abrir novamente o 'regedit' e vamos passear até à chave que dá pelo nome de HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\Curr entVersion\explorer\Shell Icons.

ASUS H97M-Plus | i5 4460 | 4gb G.skill ECO 1600 | Intel HD 4600 | Samsung 850 EVO 120 GB | Seagate 500GB 7200.11 | Corsair HX-650 | Prolimatech Megahalems @ NB XL2 | CM N200 | Samsung 923NW | Logitech media 600 | M.S. 3.0 | Plantronics 377

Formatação do fórum, o espaço não existe no texto

No meu browser não aparece, mas no caso do \msahci vejo \m sahci.

Feedback
    Firestorm

Nota: Ao apagar a string "IsShortcut" deixam de conseguir fazer pin aos icons na taskbar.

Eu pelo menos não conseguia.

Bom tut, as always NaMcO.
    Compro jogos de Master System, GameGear, MegaDrive, 32x, MegaCD, Sega Saturn, Dreamcast, Gameboy, NES, SNES, N64, GameCube
    Vendo | Feedback

Bookmarks

Bookmarks

Regras para postar

• Não pode criar novas threads
  • Não pode responder a tópicos
  • Não pode colocar attachments
  • Não pode editar os seus posts
  •