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Tópico: Anomalia Antipoluição?

  1. #1
    Old School Member Avatar de Joao Emanuel Oliveira
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    Default Anomalia Antipoluição?

    Boas pessoal
    Ora bem,hoje estava a conduzir e ao meter uma 5ª apareceu-me no CB o seguinte aviso: "ANOMALIA ANTIPOLUIÇÃO",alguém sabe do que poderá ser?
    Já li pela net que pode ser o FAP a ir à vida,que pode ser a sonda do FAP que poderá estar fanada ou mesmo um "bug" nos Peugeot,mas como disto pouco percebo queria verificar se alguém já teve um problema idêntico!
    O meu carro é um Peugeot 206HDi XS (110cv) de 2005.
    Obrigado.
    Cumps

  2. #2

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    Sim pode ser o FAP , catalizador

    passa pelo forum da peugeot clube portugal qq coisa assim , e pesquisa lá também

    www.kriacao.pt fazemos sites , peça orçamento
    www.autodetalhe.com dou tratamento a carros
    www.detalhe.net Tratamento Automovel

  3. #3

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    Boas pessoal
    Ora bem,hoje estava a conduzir e ao meter uma 5ª apareceu-me no CB o seguinte aviso: "ANOMALIA ANTIPOLUIÇÃO",alguém sabe do que poderá ser?
    Já li pela net que pode ser o FAP a ir à vida,que pode ser a sonda do FAP que poderá estar fanada ou mesmo um "bug" nos Peugeot,mas como disto pouco percebo queria verificar se alguém já teve um problema idêntico!
    O meu carro é um Peugeot 206HDi XS (110cv) de 2005.
    Obrigado.
    Cumps
    Costumas andar muito em cidade?

    Pode ser a EGR entupida ou a FAP (caso a tenha)
    Última edição de Illusion4u : 28-02-2010 às 11:00
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  4. #4

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    Costumas andar muito em cidade?

    Pode ser a EGR entupida ou a FAP (caso a tenha)
    Se essa egr nunca foi limpa é bem provável que esteja entupida.

  5. #5
    AquaPC Elite Avatar de Brian O'Connor
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    como ja disseram será fap ou egr.. a menos que comeces a sentir perdas significativas nao te preocupes muito com isso, o que não falta é carros com essas anomalias induzidas muitas das vezes.. (repros e afins)

  6. #6

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    A egr aquando está entupida, nota se em baixas

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  7. #7

  8. #8
    Old School Member Avatar de Joao Emanuel Oliveira
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    Boas
    Sim,tem FAP.
    O carro tem agora perto de 102.000km.Não noto perdas na performance geral do carro...e só ando em cidade mesmo.
    Passei pelo fórum da Peugeot e realmente dizem que pode ser o FAP ou uma sonda que fica atrás da bateria (?).
    Será melhor levar o carro à Peugeot?Também falaram em ir lá e eles com o "computador" sabem logo qual o problema.
    Cumps

  9. #9

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    Boas
    Sim,tem FAP.
    O carro tem agora perto de 102.000km.Não noto perdas na performance geral do carro...e só ando em cidade mesmo.
    Passei pelo fórum da Peugeot e realmente dizem que pode ser o FAP ou uma sonda que fica atrás da bateria (?).
    Será melhor levar o carro à Peugeot?Também falaram em ir lá e eles com o "computador" sabem logo qual o problema.
    Cumps
    Pois.

    Isso resolve-se com uma ida a autoestrada sempre as 3000-3500rpm durante 5min
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  10. #10
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    Boas
    Ora bem,isto é um bocado estranho,à bocado liguei o carro e a mensagem deixou de aparecer ,desliguei,voltei a ligar e nada,deixou mesmo de aparecer!
    Também referiram no fórum da Peugeot que por vezes podia ser algum "bug" na sonda e com o andar normal do carro lá poderia desaparecer...vamos lá ver,vou ao mecânico na 4ª feira,se até lá não acender mais não me vou meter em custos com o FAP ou a sonda porque pelo que li a sonda anda pelos 150-180€ e o FAP (novo) anda pelos 600-700€
    Cumps

  11. #11
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    e se andar sem catalizador (FAP)?

    o meu vizinho, tem uma carrinha comercial da peugeot, entupiu e o mecânico disse que podia funcionar sem aquilo, o que é facto é que já foi 2 vezes a inspecção e passou limpinho, sem qualquer tipo de anomalia, nem nos gazes.

    experimenta a tirar, caso de problemas colocas um novo senão deixa andar

    edit: e melhora os consumos
    Última edição de spooky : 01-03-2010 às 17:01

  12. #12
    AquaPC Elite Avatar de Brian O'Connor
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    isso qd avariar de vez e sacar fora e eliminar no ecu..

  13. #13
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    e se andar sem catalizador (FAP)?

    o meu vizinho, tem uma carrinha comercial da peugeot, entupiu e o mecânico disse que podia funcionar sem aquilo, o que é facto é que já foi 2 vezes a inspecção e passou limpinho, sem qualquer tipo de anomalia, nem nos gazes.

    experimenta a tirar, caso de problemas colocas um novo senão deixa andar
    Boas
    Um user aqui do fórum que tem um igual ao meu já me disse que podia andar sem FAP,mas que produzia era mais fumo e o combustível tornava-se mais poluente...com o fumo ainda conseguia passar,mas o facto de poluir mais não me põe contente ,já que a função do FAP,segundo a Peugeot,é filtrar as partículas nocivas do gasóleo.
    Cumps

  14. #14

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    e se andar sem catalizador (FAP)?

    o meu vizinho, tem uma carrinha comercial da peugeot, entupiu e o mecânico disse que podia funcionar sem aquilo, o que é facto é que já foi 2 vezes a inspecção e passou limpinho, sem qualquer tipo de anomalia, nem nos gazes.

    experimenta a tirar, caso de problemas colocas um novo senão deixa andar

    edit: e melhora os consumos
    Porque o inspector não cumpriu a lei.
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  15. #15
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    Porque o inspector não cumpriu a lei.
    isso já nao posso dizer, nem foi o mecânico que foi a inspecção com o carro nem indicou nenhum, foi na controlauto

    ficamos na mesma, porque nao se sabe se passou ou nao os limites de poluicao (fumo nao me parece, faz tanto como um carro sem catalisador e nao chumba por isso, desde que nao seja excessivamente muito)

    caso esteja a infringir os limites de CO2 só se ele fez mal o teste, mas plo que tenho assistido fazem umas quantas aceleracoes ate atingir as 2000rpm ou sera 3000rpm?

    caso nao passe os limites de CO2 que esta no CM esta bom

    quando se aumenta o cv de um carro por repro n aumenta o CO2 emitido pelo carro?
    eu acho que sim, e os aumenta e os carros não chumbam por isso (é uma ideia minha, que me corrijam se estou errado)

    mas se és um gajo verde, tens de arranjar um transporte alternativo, tipo eléctrico, ou hibrido, se bem que todos poluem directa ou indirectamente

    cump's
    Última edição de spooky : 01-03-2010 às 22:11

  16. #16

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    Pode eventualmente ser um filtro de combustível entupido, pode ser o escape com fuga, pode ser um tubo qq roto na linha de combustível, o catalisador...
    Nada como levar a um mecânico.

  17. #17
    AquaPC Elite Avatar de Brian O'Connor
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    2 ou 3 mil? LOL o meu foi pela primeira vez á inspeção no ano passado e aquilo foi a cortar, so pararam de acelerar quando ja não saia mais fumo

    condução á velhinha é o que dá

  18. #18
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    tirado de outro topico de outro forum apos uma pesquisa

    Já encontrei uma Circular da DGV sobre isto...
    ...

    Então é assim:

    co2(g/km) = V*Q*C*10^-2/d

    V é o volume de gases de escape, em litros, reduzido às condições normais(?)

    Q é a densidade de CO2 à temperatura e pressão normais

    C é a Concentração de CO2, em percentagem do total dos gases de escape.

    d é a distancia percorrida na fase do ensaio(?)
    A densidade de CO2 normal é 1,96, e o cálculo do volume reduzido às condições normais faz-se da seguinte forma:

    V = Vg*2,696*P/T

    Vg é o volume dos gases em litros

    P é a pressão dos gases no escape (kPa)

    T é a temperatura dos gases no escape (K)

    Se não for possível determinar P ou T, os valores a usar são 111,46 e 353 respectivamente
    __________________________________________________ ________________________
    Se ainda assim, não for possível determinar o Volume em todas as fases do ensaio, o mesmo será calculado de acordo com cilindrada e o regime de motor na fase do ensaio.

    V = R*CC*Ra/2

    R - Factor de correcção consoante tipo de motor: 0.7 Otto Na, 0.9 Diesel NA e 1.0 sobrealimentados (Otto ou Diesel)

    CC - Cilindrada do Veiculo

    RA - Nº total de rotações percorridas pelo motor, durante a fase de ensaio, para cumprir a distancia d.

    in http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/circular_CO2.pdf
    Última edição de spooky : 02-03-2010 às 16:17

  19. #19
    AquaPC Member Avatar de spooky
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    2 ou 3 mil? LOL o meu foi pela primeira vez á inspeção no ano passado e aquilo foi a cortar, so pararam de acelerar quando ja não saia mais fumo

    condução á velhinha é o que dá

    sim é algo tipo isso, a maquina consegue medir as rmp do motor, se olhares ate mostra e so fui as inspecao 2 vezes com o meu corsa

    e a maquina mede as emissoes, ou seja faz uma media de aceleracoes e de emissoes e da o resultado final

    as vezes eles abusam, da ultima vez ja sem o medidor no escape o inspecionador acelarou umas 3 vezes no max, f** a queimar combustivel, é aquele corsas izusu e deita fumo e mais fumo, como esses 1.9tdi da vw

    quanto ao nº de rpm que eles medem nao consegui encontrar informacao, mas quase de certeza que nao einferior a 3000rpm

    cump's

  20. #20

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    Veículos com motor diesel de aspiração natural registados pela primeira vez antes de 01/07/2008: 2,5 m-1.

    Veículos com motor diesel sobrealimentados registados pela primeira vez antes de 01/08/2008: 3,0 m-1

    Veículos registados depois de 01/07/2008: 1,5 m-1

    Pag 122

    http://www.aneia.pt/files/manual.pdf
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