Resultados 1 a 10 de 10

Tópico: [ Info ] - Audiograma

AquaPC NoLife Avatar de kayaker
    Data de Registo
    Sep 2002
    Local
    Plebeu Republicano

Default [ Info ] - Audiograma

Um audiograma representa o comportamento (resposta) do ouvido humano em função da frequência.

Neste gráfico pode-se ver a resposta em fequência de um ouvido humano médio

No traço liso mostra-se a resposta quando não se é sujeito a ruído intenso e verifica-se que a resposta do ouvido direito é diferente da do ouvido esquerdo e têm uma variação que rondará os 10 dB. O ouvido direito é também mais sensível que o esquerdo.

Na presença de ruído a resposta é diferente e aquele pico nos 4000Mhz indica que para se ouvir um sinal de frequências 3000 a 5000 precisamos que ele seja muito mais forte quando existe ruído do que na ausência de ruído.

Veja este exemplo -> http://www2.sfu.ca/sonic-studio/hand...Audiogram.aiff (requer o quicktime)

Isto significa que aplicado aqui aos computadores, se colocarmos ruído ambiente (que pode ser música etc...) parece que o som das ventoinhas do computador desaparece por completo. No entanto em situações de silêncio parece que esse barulho do computador é insurdecedor . O efeito é ainda mais sentido pois normalmente colocamos o PC do lado direito e é o ouvido direito que perde mais sensibilidade quando sujeito a ruído.

*** AquaPC desde 2002 ***

Banned Avatar de Ze-dos-Trukes
    Data de Registo
    Jul 2003
    Local
    Leiria

Excelente estudo kayaker!
    Muito interessante e conclusivo..

P.S- tira dali aquele 'M' nos Hz's

AquaPC Expert Avatar de @njo
    Data de Registo
    Sep 2003
    Local
    Mem-Martins City, Lx

Para mais informação sobre o ruido consultar o Decreto regulamentar nº 9/92, de 28 de Abril. Artigo 1º (conceitos e definições) e artigos seguintes.

kayaker escreveu:
    Na presença de ruído a resposta é diferente e aquele pico nos 4000Mhz indica que para se ouvir um sinal de frequências 3000 a 5000 precisamos que ele seja muito mais forte quando existe ruído do que na ausência de ruído.
    Queria só me parece que percebeste mal o sentido da figura, embora tenhas dito algo que é conhecido e absolutamente verdadeiro.
    De facto, na presença de ruídos fortes, não conseguimos discernir outros mais fracos porque estes são sobrepostos nas suas frequências. Também acontece que temporariamente o nosso ouvido se tenta proteger do ruído accionando um músculo que tensiona o tímpano (membrana que vibra como a pele de um tambôr) o que nos faz ter menos sensibidade a pequenos sons.

Quanto à figura, provavelmente de um livro sobre patologia do ouvido ou afim, ela mostra no traço liso a sensibilidade auditiva de uma pessoa normal e no tracejado a sensibilidade auditiva de uma pessoa com dificuldade de audição por exposição (prévia) ao ruído intenso, ou seja, uma pessoa surda (especialmente nas frequências mais altas, sons mais agudos) porque teve muita exposição ao ruído durante a sua vida.

Ainda bem que tenho a caixa à minha esquerda...

AquaPC Elite
    Data de Registo
    Jan 2003
    Local
    Lisboa >> Sintra

ainda bem k sou canhoto...

tenho a cx à direita

(será k tem tb a ver )

Opteron 148 3.7Ghz |Geil one S PC4800 |Enermax Liberty 620 |7800Gt Extreme | Prometeia Mod r404a

AquaPC Addicted Avatar de spoox
    Data de Registo
    Jul 2003
    Local
    Lisboa

Default Re: [ Info ] - Audiograma

Quote Post Original de kayaker
    No traço liso mostra-se a resposta quando não se é sujeito a ruído intenso e verifica-se que a resposta do ouvido direito é diferente da do ouvido esquerdo e têm uma variação que rondará os 10 dB. O ouvido direito é também mais sensível que o esquerdo.
    KAYAKER isso decerto não assim tão linear. Como esse é um teste de audição de uma pessoa em particular será também um caso particular. Lógico é não ouvirmos da mesma forma nos 2 ouvidos mas essa diferença será indiferente ao facto de ser o direito ou o esquerdo.

É por essas e por outras que quando falo ao telemóvel não o encosto sempre ao mesmo ouvido

Há quem ouça melhor e quem ouça pior, há quem ouça melhor do dto ou melhor do esquerdo, há quem ouça igual dos dois. Este é um audiograma que compara o de uma (entre muitas) pessoa normal (dentro dos limites convencionados normais) e uma pessoa que ouve mal.

Eu já fiz um audiograma e não apresentava difs significativas do dto para o esquerdo...
    Stacker Mod/ Full WC - Enermax Infinity 720W
    Asus Maximus Formula S.E.
    Intel Q6600 @3700MHz
    4GB Gskill DDr2 6400HZ @990Mhz
    BFG Geforce 8800GTS
    seagate 7200.10 320GB x2;7200.10 500GB; 7200.10 250GB
    Nec DVD/RW 7170 Sata
    Win Vista Business x64
    Feedback Aquapc:http://www.aquapc-forum.com/showthre...375#post648375

Old School Member Avatar de joaoreis00
    Data de Registo
    Feb 2005
    Local
    far away

eu tenho o PC do lado esquerdo do quarto... mas foi mesmo por acaso

Grande mestre ! sim sra, já agora toda a gente ouve melhor do direito ?

Bookmarks

Bookmarks

Regras para postar

• Não pode criar novas threads
  • Não pode responder a tópicos
  • Não pode colocar attachments
  • Não pode editar os seus posts
  •