Pág 1 de 2 12 ÚltÚlt
Resultados 1 a 20 de 25

Tópico: [ Info ] - A que é devido o barulho de uma fan ?

AquaPC NoLife Avatar de kayaker
    Data de Registo
    Sep 2002
    Local
    Plebeu Republicano

Default [ Info ] - A que é devido o barulho de uma fan ?

o barulho da fan é devido:

barulho do rolamento + pressão estáctica

A pressão estáctica é devido aos CFM/por área e quando mais CFM numa área mais pequena mais pressão estáctica e logo mais barulho.

Assim do mesmo modo duas fans com o mesmo CFM: uma de 80mm e outra de 120mm a ultima é mais silensiosa pois o CFM é o mesmo mas a area é maior e logo a pressão estáctica é menor :?

O barulho do rolamento depende to tipo de rolamento usado (ver neste forum os tipos de rolamentos).

Já vi fontes de alimentação com fans de baixo CFM mas com muito barulho .... era devido ao rolamento

Falta ainda a vibracao mecanica propagada pela ventoinha ao suporte fisico onde esta' montada. Nos servidores com que trabalho e' vulgar as ventoinhas estarem separadas dos paineis por anilhas de borracha ou plastico macio para reduzir a propagacao de vibracoes.
    Embora nao tenha a ver com ventoinhas: uma vez vi num site qq um tipo que em vez de aparafusar o disco rigido ao PC suspendeu-o com 4 elasticos esticados. Parece que ficou satisfeito.

Membro Inactivo Avatar de Jorinho
    Data de Registo
    Jul 2003
    Local
    Faro

No caso de uma fan aplicada num dissipador, ou mesmo numa caixa, não é também criado ruido pelo contacto da massa de ar deslocado com uma superficie adjacente, ou seja, se montarmos uma fan perto de um objecto não vai tambem ser criado ruido pela velocidade do ar que embate no objecto?!!!

Não sei se me estão a perceber!!!
    INTEL P4 830 [email protected]
    Thermalright XP-120 + NB SX2Pro 120mm
    Asus P5WD2-E Premium
    Sparkle Geforce 6600GT 128MB PCIe
    2X512MB Kingston Valueram DDR2 [email protected]
    Maxtor Diamond Max Plus 10 SATA 200GB

AquaPC Member Avatar de JMG
    Data de Registo
    Sep 2003
    Local
    Coimbra

Sim claro. Daí que os dissipadores propriamente ditos também têm influência no barulho que o ar faz ao embater contra eles!

Membro Inactivo Avatar de OvrKll
    Data de Registo
    Oct 2003
    Local
    Coimbra

Default Re: [ Info ] - A que é devido o barulho de uma fan ?

[quote="kayaker"]o barulho da fan é devido:

barulho do rolamento + pressão estáctica

A pressão estáctica é devido aos CFM/por área e quando mais CFM numa área mais pequena mais pressão estáctica e logo mais barulho.

Assim do mesmo modo duas fans com o mesmo CFM: uma de 80mm e outra de 120mm a ultima é mais silensiosa pois o CFM é o mesmo mas a area é maior e logo a pressão estáctica é menor :?

Mas perde-se em velocidade de escoamento.
    Já experimentei um fan de 120 (Enermax) com adaptador 120-80 (e sem adaptador) no meu dissipador e as temps aumentaram um bocado em comparação á tornado de 80mm k tenho, apesar de a enermax deslocar mais cfm´s.

Ou seja, ganha-se em caudal de ar deslocado mas perde-se em velocidade.

Quanto ao barulho ao bater no dissipador, isto deve-se ao formato nada aerodinâmico deste. Faz barulho devido á turbulência que provoca, mas também fica-se a ganhar e nível de remoção de calor devido á mesma (maior quantidade do ar que atravessa o dissipador entra em contacto directo com este).
    P4 [email protected] 3000 Mhz
    Asus P4C800 Deluxe
    DangerDen RBX + Waterchill NB & GPU + BIX II
    2x256 DDR Kingston
    Sata 120Gb Seagate
    ATI [email protected]
    Chieftec 420W
    Caixa Chieftec AL-01SLD

eu nao percebo mt disto mas axo que se esqueceram de referir que o desenho das pás da fan tambem fará dif. pois designs dif. cortam o ar de maneira dif.
    tou certo? ?
    XD

Default O ruído e a turbulência

A principal causa de ruído das fans tem como principal causa a turbulência do ar (não própriamente a pressão). Os rolamentos podem ou não ter também a sua cota parte.

A turbulência é um fenómeno (pouco explicado pela ciencia) que faz com que o ar se mova em várias direcções de uma forma desordenada causando ruído. O melhor exemplo disso são os aviões.

Essa turbulência é sim determinada pelo desenho das pás da fan, as zonas angulosas tendem a provocar turbulência, eu tenho umas noiseblocker em que se pode ver bem que as pás são arredondadas e concavas. Ter algum objecto muito próximo da saída de ar da fan pode também originar turbulência.

O fluxo importa? Claro! Se houver turbulência num determinado ponto, esta aumenta exponencialmente com o fluxo. Por melhores que sejam as fans existe sempre alguma e raramente resistem a esse aumento exponencial para grandes fluxos.

Pode haver grandes fluxos absolutamente silênciosos? Teoricamente sim! Mas não da forma como construimos os objectos, todos quadrados e angulosos.

Quem tiver duvidas devia ver uns documentários sobre a coruja. É um animal que consegue atingir velocidades incriveis em absoluto silêncio... Um dia sonham ke os nossos aviões sejam assim Tudo se deve ao desenho das asas e às penas finas no seu contorno que absorvem todas as vibrações que possam surgir. Mas as quantidades de ar deslocadas são grandes

Data de Registo
    Oct 2003
    Local
    Coimbra

Bela resposta sim senhores.
    É como uma lufada de ar fresco ler respostas assim, ao invés dos mais k habituais "tá bué da fixe" e os "muita cool". Não é k não seja agradável um elogio, mas nada acrescentam...

Já agora, tive a pensar num projecto para fazer numa máquina CNC, um dissipador em cobre estilo SLK900 mas com a base tipo telha, ou seja duas curvas estilo logarímicas para ajudar a "orientar" o fluxo de ar, em vez da tradicional base plana que tem tanta aerodinânica como uma parede. E usar uma fan de 120 mas com um adaptador em curva ou afunilado (mas mais comprido k os habituais) para ajudar a "edireitar" o fluxo de ar e remover o vórtice criado pelo motor da fan.
    Que acham da ideia?
    Têm alguma ideia a acrescentar?
    Asus P4C800 Deluxe
    2x256 DDR Kingston
    Sata 120Gb Seagate
    ATI [email protected]
    Chieftec 420W
    Caixa Chieftec AL-01SLD

Vê-se que ainda não fizeste Mec. dos Fluídos... Mas como estás a estudar para transmissão de calor I devias saber que a turbolência ajuda à troca de calor entre a superficie aquecida do dissipador e o ar que passa por ele...ou seja,embora provoque barulho faz com que a transferência de calor seja mais eficaz,logo,melhor vai ser o arrefecimento.Sem essa turbolência precisavas de um maior caudal de ar...

Data de Registo
    Oct 2003
    Local
    Coimbra

Quote Post Original de DeKing
    Vê-se que ainda não fizeste Mec. dos Fluídos... Mas como estás a estudar para transmissão de calor I devias saber que a turbolência ajuda à troca de calor entre a superficie aquecida do dissipador e o ar que passa por ele...ou seja,embora provoque barulho faz com que a transferência de calor seja mais eficaz,logo,melhor vai ser o arrefecimento.Sem essa turbolência precisavas de um maior caudal de ar...
    Lê o post antes de jogares conceitos científicos ao ar. (isto n é uma sessão de masturb* mental)

Vai atrás e lê. Eu disse:

"Quanto ao barulho ao bater no dissipador, isto deve-se ao formato nada aerodinâmico deste. Faz barulho devido á turbulência que provoca, mas também fica-se a ganhar e nível de remoção de calor devido á mesma (maior quantidade do ar que atravessa o dissipador entra em contacto directo com este)."
    Asus P4C800 Deluxe
    2x256 DDR Kingston
    Sata 120Gb Seagate
    ATI [email protected]
    Chieftec 420W
    Caixa Chieftec AL-01SLD

Já alguém testou duas fans sobrepostas?
    Tive essa ideia mas não tenho material para testá-lo.

Posso estar a escrever a maior bacorada do dia, mas pensei que o fluxo de ar da fan mais afastada do dissipador pode reduzir o esforço que a fan mais perto do dissipador tem de exercer para rodar. Ou seja, a fan mais afastada ajuda a primeira a rodar sem tanto esforço, ao mesmo tempo que aumenta o fluxo de ar total impelido contra o dissipador.

Talvez isto até possa ser maximizado através de diferentes coordenações entre as duas fans.

Vi também no topic uma referência à questão do ar ser "disparado" meio descontrolado, e em seguimento à ideia de que com estes designs angulares isto não vai lá, porque não fazer um dissipador com vários tubos de cobre juntos e perpenticulares à base? O design tubular deveria ajudar a uma orientação mais controlada e ordenada do ar (acho eu). Isto com uma base do dissipador sulcada (talvez até ligeiramente "cónica"), fazendo canais para a facilitar a movimentação do ar do centro para a periferia...bem...foram as minhas ideias...se alguém quiser testar eu não cobro direitos de autor

AquaPC Addicted
    Data de Registo
    Oct 2003
    Local
    Marinha Grande

Tenho uma array de 4 * 4 fans de 80 mm para arrefecer o radiador de solfagem da opel que tenho.
    A 12 volts é bem mais barulhento que apenas 4 fans, mas sem dúvida nota-se um maior caudal de ar que passa pelo mesmo.
    Isto acontece porque a pressão total do ar passa para o dobro, e assim atravessa mais facilmente o radiador.

Ora bem...afinal não estou tão louco.

Mas 4 fans é uma teka... Qual era a de 12 V que tinhas a fingir-se de turbina?

AquaPC Addicted
    Data de Registo
    Oct 2003
    Local
    Marinha Grande

São fans que retirei de fontes avariadas.
    Ah, no futuro vão passar a ser 4*4*4 fans.

Chamem-me doido...

Data de Registo
    Oct 2003
    Local
    Coimbra

Fans sobrepostas dão melhor resultado mas apenas quando estão a atravessar ambientes restritivos.
    Uma fan k tem um débito anunciado de 30cfm's, só atinge esse valor sem restrições i.e. dissipadores, grelhas, filtros, radiadores.
    Logo, ao se aplicar duas fans em série vamos aumentar a pressão do ar, sendo os ganhos maiores quanto maior fôr a restritividade da área de passagem desse ar.

Dou-vos um exemplo prático constatado por mim. Tenho um dissipadador SP94 com uma fan Enermax de 120mm e adaptador de 80->120. Devido à restritividade do adaptador a fan em vez de trabalhar ás 2200 rpm anunciadas só atinge as 1900 rpm.
    Asus P4C800 Deluxe
    2x256 DDR Kingston
    Sata 120Gb Seagate
    ATI [email protected]
    Chieftec 420W
    Caixa Chieftec AL-01SLD

Só um pormenor:

Se eu comprar daquelas peças que afastam ligeiramente a ventoinha da lateral da caixa, o ruído reduz muito, pouco, ou não vale a pena sequer? é uma ventoinha de 92 mm, vem com a caixa Chieftec.

Gostava de a deixar ligada enquanto durmo, mas o som incomoda

cumps

o barulho nao tem a ver se a ventoinha tem o centro bobinado??
    e o numero de esferas!!
    Quais as ventoinhas mas silenciosas do mercado

Super Moderador Avatar de VASC
    Data de Registo
    Mar 2006
    Local
    M.B.

Quote Post Original de Mingas
    o barulho nao tem a ver se a ventoinha tem o centro bobinado??
    e o numero de esferas!!
    Quais as ventoinhas mas silenciosas do mercado

As mais silenciosas ? se calhar estas:

http://www.aquapc-forum.com/showthread.php?t=39795

cumpz

A baixa velocidade o fluxo de ar é laminar e não produz ruído. O fluxo laminar, paralelo às superfícies do dissipador, não é muito bom para dissipar o calor, pois não há transporte de calor na direcção perpendicular a essas superfícies. Neste regime, o calor difunde-se da superfície metálica para o interior do fluído onde depois é arrastado, pelo movimento do mesmo, para fora.

No entanto, o fluxo turbulento é muito mais eficaz a dissipar calor, pois o movimento desordenado do fluído ajuda a retirar mais rapidamente o calor das imediações do dissipador. Há, pois, um limite físico com para o arrefecimento a ar sem ruído.
    Fiction is obliged to stick to possibilities. Truth isn't.

Mark Twain
    Thread de Avaliação: http://forum.aquapc.com/showthread.p...86#post1197186

tenho fans de 120 e fazem barulho sera dos rolamentos que griparam