Pág 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
Resultados 21 a 30 de 30

Tópico: [ Info ] - Medição do ruído qdo existem vários componentes

Membro Inactivo Avatar de jampex
    Data de Registo
    Mar 2004
    Local
    Lisboa

Pois é o microfone eu tenho ou quase toda a gente tem o mais custoso é achar ou arranjar esso software.
    Se pelo menos conseguises dizer o nome do sofware eu e muitos outros incomodados com o ruido agradeceria-mos.
    Fica bem
    http://www.aquapc-forum.com/showthread.php?t=16014
    AMD 64 3800x2 ABIT AN8 SLI, 1024 Speed Premium 3500 W.C Super flower "My Precius"

Feedback:
    http://www.aquapc-forum.com/showthread.php?t=31051

AquaPC Addicted Avatar de spoox
    Data de Registo
    Jul 2003
    Local
    Lisboa

Este processo é uma ideia meio estupida mas que dá jeito.

Isso é vulgar encontrar em muito software q anda praí.. tipo wavelab, cooledit, o mixer do nvidia soundstorm.. algo que te dê para ler os valores de ganho em db's (ou vu no caso do vuimetro).

Claro que só dá para saber quais os componentes que fazem mais ruido nunca para medir db's.. pra isso há outro tipo de leituras.

AquaPC Elite Avatar de xseed
    Data de Registo
    Dec 2002
    Local
    SETÚBAL (cidade do rio azul)

já foi postado aki um programa para calcular os db do vosso sistema.

(vou procurar)

edit:

aki está:
    http://www.aquapc.com/forum/viewtopic.php?t=5181

Default Not enough...

Quote Post Original de PT_Ruca
    Ora então, assim sendo tenho isto:

1 Papst 19 db no cpu
    1 Noiseblocker S1 11db na Fonte
    1 Noiseblocker S1 11 db em out-take
    2 Ystech 60mm 25 db em intake.

Tudo somado, dividido e outras cenas que tais e tenho 28,67 dbs em full power.....

Não é mau de todo. O que acham?
    Bom, nada de especial mesmo. Muito ruido!

O meu XP-M +2400 (166*12)=1992MHZ sem disco, ATI radeon 7000 (dissipador passivo) a arrancar em Live CD linux c/ 256MB memória, 2 x-fan cooler master stock 19 db, uma volcano 12 no CPU (min 21 db) e uma fonte 250W modificada c/ uma x-fan:
    Passei tudo para 7 volts.
    Resultado: 11 db, calculo.

Ainda conseguirei fazer um 5 db...
    Só quero uma dessas fontes fanless que a AQUAPC tem
    O resto improviso

Ainda tenho o projecto de
    AMD XP-M +2400 (210FSBx12)
    2520MHZ
    ASUS A7NX-X
    512MB PC3200
    ATI RADEON 9600 PRO
    Watercooled

Reavivando este tópico, alguém tem um link válido para este programa?
    Os links do fórum já não funcionam.

Agradeçia sff.

Diagnosticado aos 29 anos com cancro do colon a Março de 2007, tumor maligno T3N1Mx, quimioterapia terminada a 7/11/07 ( 12 ciclos de FOLFOX + 5FU). NED desde 12/12/07.
    Façam rastreios caso tenham casos de cancro colo-rectal na familia!

Avaliação Comprador/Vendedor

AquaPC Enthusiast Avatar de Jovenitto
    Data de Registo
    Aug 2003
    Local
    Seixal
    - Chuck Norris ganha todos os jogos de 4-em-linha... com apenas 3 jogadas.

AquaPC Addicted Avatar de |revolver|
    Data de Registo
    Sep 2005
    Local
    Carregado

Quote Post Original de Jovenitto
    Para evitar ter de pedir o link do programa outra vez (visto já estar desactualizado outra vez), não será mais prático alguém colocar aqui o nome do malfadado programa?

Data de Registo
    Sep 2005
    Local
    Carregado

Bom, lá encontrei uns programas para (entre outras coisas) me ajudar a ter uma ideia do nível de ruído na minha "workstation".

São ambos "trials", mas dá para testar e quem tiver interessado, pode mais tarde adquiri-los por uma "módica quantia".

Para testá-los utilizei, obviamente, o microfone rasca da "Genius" que coloquei perto da caixa do pc.
    Fiz duas medições. Uma com o cooler (Tt Volcano 7+) a 50% (3293rpm) e outra em full throtle (6000rpm).

O primeiro programa é o "TrueRTA" da True Audio.
    Pareceu-me de utilização bastante intuitiva, até para um leigo nestas coisas como eu.

Tem um largo espectro de frequências que optei por reduzir, pois eram as unicas que eram influenciadas pelo aumento das rotações do cooler.

Supreendeu-me a sensibilidade da leitura. A linha dos 5k captava o simples clique do rato e um ligeiro estalar dum plástico da cadeira contaminava toda a leitura.

Possui uma função de "peak hold" que memoriza o pico em cada frequência o que ajuda á obtenção do resultado final.

As restantes considerações sobre o programa, deixo para os entendidos na matéria.

Volcano 7+ a 50%

Volcano 7+ a 100%

Toda a leitura é influenciada, obviamente pelas restantes fans, especialmente a que estava mais perto, na lateral da caixa em intake.
    Mesmo assim consegue-se perceber que existe uma diferença. Acreditem que ninguém suporta este cooler a 100% durante 5 minutos, a não ser que exista outros sons de fundo, como o ultimo dos Rammstein (ora aí está uma medição a ser feita brevemente).

Esta ultima análise foi obtida já com o meu sistema montado numa Tt Armor. As 2 fans de 120mm + 2 fans de 90mm + volcano 7+ a 50%, conseguem ser mais silenciosas do que as duas fans de 80mm que tinha na minha antiga caixa.

O segundo programa chama-se "RAL / Realtime Analyzer Light" da ymec software.

Quality sound measurement software equivalent to $10,000 hardware. Simple and easy-to-use RTA, Real Time Analyzer. For wide scope of audio and acoustics: car audio, home audio, concert hall and room acoustics, sound analysis and noise measurement.
    E para a malta medir os db lá em casa, digo eu.

Infelizmente não encontrei outra escala que não os "dbu", o que para mim, já me impossibilita as comparações dos resultados obtidos com as promessas das empresas produtoras de soluções de cooling..Concerteza que existe uma fórmula de conversão, mas o meu forte nunca foi a matemática, por isso, mais uma vez, deixo para os entendidos.

Tem um monitor muito simples, que analisa o som proveniente de qualquer dispositivo aúdio ligado nesse momento ao pc, inclusive o leitor de cd.

Se queremos uma análise mais a sério, o RAL possui várias ferramentas das quais destaco o FFT Analyser, na qual podemos monitorizar o sinal de entrada dividido nas várias frequências entre os 20h e os 3.15K.

Bom, já aprendi qualquer coisinha hoje.
    Tá feito.
    Última edição de |revolver| : 08-12-2005 às 19:29

AquaPC Enthusiast Avatar de Sway
    Data de Registo
    Sep 2005
    Local
    Amadora

o trueRTO mede em dbU ou dá para mudar para dbA... é que não vejo como é que com este soft csguimos chegar a alguma conclusão! explica lá por exemplo numa fan que faz 20dbA o que é que temos que fazer para que esses 20dbA apareça la nu prog...

Data de Registo
    Sep 2005
    Local
    Carregado

Quote Post Original de Sway
    o trueRTO mede em dbU ou dá para mudar para dbA... é que não vejo como é que com este soft csguimos chegar a alguma conclusão! explica lá por exemplo numa fan que faz 20dbA o que é que temos que fazer para que esses 20dbA apareça la nu prog...
    Spectrum Analyser---» Activa o SPL mode e já está.

Bookmarks

Bookmarks

Regras para postar

• Não pode criar novas threads
  • Não pode responder a tópicos
  • Não pode colocar attachments
  • Não pode editar os seus posts
  •