Resultados 1 a 6 de 6

Tópico: [How To] Ligar aparelhos 220v a uma ups

AquaPC Member Avatar de smec
    Data de Registo
    Jul 2003
    Local
    Lx, Silves, Slide&Splash

Default [How To] Ligar aparelhos 220v a uma ups

Ora bem a maioria das ups que se encontram à venda não possuem ligações normais de 220v, mas sim as ligações usadas nos pc's. O objectivo deste how to é precisamente permitir o uso de aparelhos de 220v numa ups que não o permite de origem.

Motivação: Ligar uma bomba 220v à ups, pois caso falte a luz a bomba desliga-se e o pc, apesar de por pouco tempo continua a funcionar.

Material necessário:
    1. Ficha tripla com extensão - 1.5€
    2. Tomada para pc macho - 1.5€

Custo total: 3€

Ferramentas necessárias:
    1. Alicate
    2. Chave em estrela (philips)

Processo de Montagem

1. Abrir a ficha.

2. Desaparafusar os parafusos dos terminais.
      Os dois de cima, basta desaparafusar o suficiente para o cabo da extensão.

3. Cortar a ficha da extensão, deixando o comprimento de cabo desejado.
      Descarnar o cabo exterior para deixar os 3 cabos interiores à vista por forma a conseguirem chegar aos parafusos dos terminais da ficha ficando a cobertura exterior à entrada da ficha.
      Descarnar os cabos interiores o suficiente para se enrolarem à volta do parafuso dos terminais.
      Enrolar os cabos de cobre por forma a ser mais facil trabalhar e não ficarem fios descarnados no ar.
      Não esquecer nesta altura de colocar a protecção da ficha no cabo da extensão pois mais tarde vai ser dificil. Verificar se não está ao contrário.

4. Moldar os cabos expostos de cobre em forma de U e verificar se a distância aos terminais da ficha é aceitável. Caso contrário corrigir, cortando ou descarnando o necessário para os cabos se ajustarem à ficha.

5. Agora vem a parte mais importante, a ligação dos fios:
      • Fase - Castanho
      • Neutro - Azul
      • Terra - Verde e Amarelo

O importante a reter é a terra, que será ligada ao terminal do meio, a fase e o neutro são ligados aos terminais de fora, sendo que a ordem apenas é importante se a extensão tiver um botão para desligar, pois é importante interromper a fase e não o neutro, caso contrário as fichas continuam a ter tensão mesmo desligando o botão. Não sei qual dos dois terminais é a fase na ficha por isso se alguém souber que me diga para completar o how to. No meu caso não necessitei pois a minha extensão não tem botão para desligar.
      Enrolar os cabos descarnados à volta dos parafusos, tendo em atenção à ordem referida atrás e procurando deixar o mínimo de cabo descarnado fora do parafuso, se necessário cortar o excedente. Apertar bem os parafusos.

6. Colocar os terminais na ficha, apertar o cabo na base com o auxilio do suporte e colocar a protecção do cabo (aquela que já tinhamos colocado no ponto 3) no lugar.

7. Fechar a ficha garantindo antes que não há cabos descarnados à solta no ar e verificando que os terminais da ficha não se mexem.
      E o resultado final é este:

Tenham cuidado com o que estão a fazer, não se esqueçam que vão estar a "brincar" com 220v. Testem a ficha no final com um candeeiro por exemplo.

Note bem: não me responsabilizo por danos causados pelo uso deste How-To. Posso garantir que funciona e tenho 2 ups a funcionar com esta engenhoca, mas usem de prudência a executar as instruções. Erros, correcções e sugestões são sempre bem vindos.

Um agradecimento final ao meu amigo jfbbms e espero que este How-To seja útil.
    Última edição de smec : 27-02-2006 às 19:02

Bom post=D>

AquaPC Enthusiast Avatar de Jovenitto
    Data de Registo
    Aug 2003
    Local
    Seixal

Sim sr. Mto bom e útil.
    De facto já tinha pensado se seria possível chegar lá e ligar (com esse mod k fizeste), pelos vistos parece k n há problema (desde k n se ligue lá um aquecedor...)
    - Chuck Norris ganha todos os jogos de 4-em-linha... com apenas 3 jogadas.

Membro Inactivo
    Data de Registo
    Mar 2006
    Local
    Viseu

Era isto que eu andava a procura.
    BOm post.

AquaPC Addicted Avatar de mlg
    Data de Registo
    Sep 2003
    Local
    Massama

tb fiz isso a algum tempo o problema é ke os cabos nao se seguravam e tocavam uns nos outros , o que fiz foi colocar um tipo de "argola" na ponta do cabo parecido com akelas peças ke se liga as colunas do carro , assim n ha contacto possivel e o cabo n foge =)

Bookmarks

Bookmarks

Regras para postar

• Não pode criar novas threads
  • Não pode responder a tópicos
  • Não pode colocar attachments
  • Não pode editar os seus posts
  •