PTS
Resultados 1 a 11 de 11

Tópico: Duplicar o sistema de refrigeração de um portatil

Default Duplicar o sistema de refrigeração de um portatil

Boas minha gente precisava de ideias para melhor o sistema de arrefecimento do meu portatil (ver fotos em baixo)

O que já fiz (fan nova que anterior estava com problemas) pasta termica grizzly kryonaut, termal pads novos entre o chip grafico intel e o dissipador.

Sistema de arrefecimento atual:

Temperaturas que apresenta:

Cpu i7 3630qm: 84ºC (já chegando apresentar valores maximos de 90ºC em gamming)
    GPU 640m OC +375mhz +325mhz: 77ºC

Mesmo sem o OC da grafica o cpu atinge os 84ºC.

As temperaturas não seriam muito preocupantes se o cpu não entrasse em thermal throttling aos 85ºC, consegui na bios mudar para os 90ºC, mas mais não consigo, a troca de pasta e termal pad foram feitos a 2 dias, mais fresco não podia estar, no verão é capaz estar sempre a bater nos 90ºC.

Ideias?

Infelizmente undervolting não é possivel neste cpu... Só da 4º Geração para a frente.

O que tinha pensado:

Deixo aqui uma imagem esquemática feita a mão (isso não tenho muito jeito para isto mas foi o que se arranjou xD )

O desenho está mal feito onde passa os 2 dissipadores de cobre seguindo a mesma linha está a entrada sata e não abaixo

Explicando um pouco, o que eu queria duplicar o sistema de arrefecimento, metendo um sistema a direita similar ao da esquerda e se sobra-se espaço meter vaga para um m.2

Problemas Gerais:

1. Como transferir o calor do dissipador de origem para outro a implementar?
    2. Como não tornar o dissipador fixo, mas ao mesmo tempo estar bem preso porque mais tarde ou mais cedo teria que mudar a pasta termica.
    3. Como alimentar o dissipador (e o m.2) através de uma entrada? Como regular as velocidades do mesmo quando arranca e quando fica parado?

Ideia Geral:

Solução pensada para o problema 1:
    O que está a lapis seram tiras de cobre (não sei como chamar isto) de forma a ligar ambos os sistema e distribuir o calor, pensei em tiras por o espaço em altura ser curto.

Problemas das tiras de cobre:
    Condutividade suficiente?
    Como "soldar" aos dissipadores?
    Como fazer o L que preciso ou seja como cortar?

Problemas do dissipador e da fan extra:
    Como prender a board de forma que depois seja possivel tirar? Ou seja nada de colas.

Dissipador usado para o desenho: Asus K52J

Nota: Sei que as dimensões podem estar mal eu desenhei o cenario ideal agora é ver como transforma-lo em real.

Solução pensada para o problema 3:

A nivel de alimentação e de conexão ao m.2 penso que já descobri como fazer.

1. Ligo este cabo a entrada sata

2. ligo o cabo de conexão de dados tambem a board

3. ligo o cabo de alimentação e de dados ao adaptador para m.2

4 ligo o cabo restante de fornecimento de energia a este adaptador para ligar posteriormente ai as ventoinhas

Eu não preciso de 6 slots para ventoinhas, bastava 1

Problemas da solução 3.4:
    Queria esse botão cá fora ou seja que com o pc fechado pudesse accionar e desligar a ventoinha extra, se não vai estar sempre ligada? Como controlo a mesma?
    Os 6 connectores são para fan's de desktop? Ou laptop parecem me algo grandes.
    A board aguenta fornecer energia para ambos os componentes?
    Falta tambem verificar as dimensões e assegurar que ficam o mais longe possível dos dissipadores para não aquecerem, mas este é o menor dos problemas, mas é execuivel lado a lado sem aquecer em demasia o ssd?

Resumo das questões a resolver:
    Questão isto iria realmente facilitar a dissipação do calor e consecutivamente baixar a temperatura?
    Como resolver o problema 2?
    Como prender a board de forma que depois seja possivel tirar? Ou seja nada de colas.
    Questões em cima (3.4)

Bem amigos como vêm tenho muitas ideias e para cada solução que penso surgem só mais perguntas alguem me consegue dar uma ajuda? xD

AquaPC Elite Avatar de Pro-2026
    Data de Registo
    Apr 2006
    Local
    Porto

Viva!!

Bem, já há algum tempo que não via tanta dúvida num só post!

O que propões é um projecto bem ambicioso, e honestamente não sei se conheço alguém que o conseguisse executar em condições! Só a questão do espaço dentro da Case, seria para esquecer.

Porque não um bom cooling pad?

Boas desde já obrigado pela resposta, eu já mas nao uso, o pc derrapa muito isto devia ser plano ou quase sem inclinação em vez disso deve ter uns 10% de inclinação pelo menos.

Alem disso não gosto das mesmas acho pouco eficiente, essa tem uma ventoinha centralizada, enquanto abertura é no lado esquerdo vai fazer pouco efeito, mas não seja por isso vou jogar um bocado e testar.

Por acaso tenho esse da foto.

Recebi hoje a resposta das dimensões do dissipador apresentado:

Se tem 21cm ultrapassa em 6.5cm o slot da drive o problema não é esse até porque era uma questão de recortar um pouco e permitir a passagem.

Penso é que ultrapassando 6.5cm do slot o dissipador vai tocar no stock, na parte da grafica, que deve estar a 3; 3,5cm a grafica da drive. Hum...

Preciso mesmo de tirar umas medidas.

A minha grande duvida é a da alimentação, preciso de sata para ventoinhas laptop e não desktop x)

Este seria o primeiro mod meu mais a serio a unica coisa que fiz foi algo simples em outro portatil:

Com este mod sim, com uma placa de refrigeração as temperaturas desciam 14ºC dos 95ºC para os 81ºC

Nop diferença nenhuma alias ainda ficou pior, chegou aos 89ºC prefiro aquela base metalica estatica essa mesmo sem ventoinhas não chegava a estas temps.

Então mas o post enorme que fiz a responder tinha que ir para moderação e este comentariozinho que devia aparecer depois do post aparece logo? o.o Já agora como se edita? Não vejo opção em lado nenhum assim tenho que dar double post :/

AquaPC Elite Avatar de Pro-2026
    Data de Registo
    Apr 2006
    Local
    Porto

A questão da moderação é apenas para evitar bot nets.

Há cooling pads e cooling pads... Qual era o teu?

Igualzinho a esse mas nao diz nada no meio acho eu

Moderação quando o meu post de resposta vai ser aceite? :/

Bem ando aqui a debater me e a procura mas nao encontro o que quero, preciso de uma fonte de alimentação para a ventoinha do portatil, mas nao encontro nada, nenhum adaptador, nada para a alimentar, para as de desktop há muitas...

Boas! Como está o progresso? Achei interessante esse projeto, em tempos pensei fazer algo idêntico mas pelas mesmas dúvidas que tu acabei por desistir. Na altura tirei uma das tampas de baixo do pc (a que dá acesso ao disco rígido, salvo erro) e meti uma base de refrigeração, sempre se notou uma pequena diferença.

Está andar mas ainda não cheguei a essa fase, dividi o projeto total de intervenção neste portatil em 4 fases, vai agora para a segunda, está que falei aqui seria a quarta.

Possivelmente vou ter que descarnar os cabos da ventoinha e ou ligar a um macho de ventoinha de desktop ou soldar na board, ainda nao sei bem como faça

Bookmarks

Bookmarks

Regras para postar

• Não pode criar novas threads
  • Não pode responder a tópicos
  • Não pode colocar attachments
  • Não pode editar os seus posts
  •