PDA

View Full Version : Ecrã preto - placa gráfica

Ramzhh
26-12-2011, 12:10
Boas.

Tenho um HP Pavilion Slimline de mais de dois anos de idade, é um desktop Media-PC, com uma torre pequena. Até agora tudo funcionou, mas de repente não aparece nada no display, só um ecrã preto cada vez que ligo o computador.

Tudo o resto funciona - os sons do windows quando faz boot, o comportamento normal... só o vídeo é que não dá mesmo nada.

Já abri a caixa e tirei quase todo o pó, verifiquei que as ligações estão todas lá, sei que não é do cabo porque já tentei com outro que funciona a 100%, já tentei com outro monitor - o problema é definitivamente do computador.

Suspeito uma placa gráfica queimadinha, mas o que é que vocês acham?

Queria alguma confirmação antes de comprar uma nova.

Sistema: http://h20195.www2.hp.com/V2/GetPDF.aspx/c01582811.pdf

Agradecia alguma ajuda o mais cedo possível, queria mesmo aproveitar as férias para resolver o problema.

Pock
26-12-2011, 12:13
Ele liga as luzes de power?

Ramzhh
26-12-2011, 12:16
O computador? Sim, como já disse, tudo o resto funciona, incluindo o som. O computador liga normalmente, só que não aparece nada no monitor. Só um ecrã preto.

Pock
26-12-2011, 12:31
Pode ser a placa gráfica ou até mesmo algum problema de board. Mas é a placa gráfica de certeza.

Ramzhh
26-12-2011, 13:05
Alguém que tenha uma diferente opinião?

Joao Emanuel Oliveira
26-12-2011, 14:50
Boas
Não me parece que seja gráfica queimada,caso contrário apitava por falta de gráfica (em princípio!).
Já testaste com outro monitor?A gráfica não tem outra saída?
Cumps

Ramzhh
26-12-2011, 15:35
Boas
Não me parece que seja gráfica queimada,caso contrário apitava por falta de gráfica (em princípio!).
Já testaste com outro monitor?A gráfica não tem outra saída?
Cumps

Já tentei com uma televisão, a mesma coisa aconteceu, e a gráfica tem uma saída DVI (que eu uso com adaptador para VGA que depois ligo ao monitor), e uma saída HDMI (não tenho cabo e não tenho razão para usar, não tenho HDTV e o monitor só tem entrada VGA).

Mais uma coisa - o monitor detecta sinal do cabo, senão dizia "Check signal cable".

Joao Emanuel Oliveira
26-12-2011, 16:47
Já tentei com uma televisão, a mesma coisa aconteceu, e a gráfica tem uma saída DVI (que eu uso com adaptador para VGA que depois ligo ao monitor), e uma saída HDMI (não tenho cabo e não tenho razão para usar, não tenho HDTV e o monitor só tem entrada VGA).

Mais uma coisa - o monitor detecta sinal do cabo, senão dizia "Check signal cable".

Boas
Penso que basta o cabo estar ligado a qualquer lado que ele detecta sinal.
Pode ser efectivamente da gráfica,já não tem garantia,certo?
Uma nova para o teu sistema não deve ficar caro.
Cumps

Ramzhh
26-12-2011, 18:00
Boas
Penso que basta o cabo estar ligado a qualquer lado que ele detecta sinal.
Pode ser efectivamente da gráfica,já não tem garantia,certo?
Uma nova para o teu sistema não deve ficar caro.
Cumps

Não, a garantia já se foi há algum tempo. Estava a pensar num limite de 100€ para o orçamento, e tenho visto alguns bons preços.

Só que há um problema - não vejo mais entradas molex para alimentação na motherboard. Parece que a HP se esforçou para não podermos mudar nada - a minha 9300GE não precisa de energia secundária (só quer PCI-E), mas todas as mais recentes placas precisam de pelo menos (!) um cabo de 4/6 pinos.

Se calhar na fonte de alimentação terei mais saídas? Não sei, se for preciso mexer com isso vai ser difícil, a caixa é muito pequena e para aceder à fonte preciso de tirar alguns componentes.

Muito obrigado :)

Cumps.

------- Post adicionado às 18:00 ------- Post anterior colocado às 17:10 ----------

Tenho más notícias...

A minha fonte de alimentação.... tem 160 Watts de potência...................

Ou seja, nenhuma placa gráfica com menos de dois anos serve.

Joao Emanuel Oliveira
26-12-2011, 18:05
Não, a garantia já se foi há algum tempo. Estava a pensar num limite de 100€ para o orçamento, e tenho visto alguns bons preços.

Só que há um problema - não vejo mais entradas molex para alimentação na motherboard. Parece que a HP se esforçou para não podermos mudar nada - a minha 9300GE não precisa de energia secundária (só quer PCI-E), mas todas as mais recentes placas precisam de pelo menos (!) um cabo de 4/6 pinos.

Se calhar na fonte de alimentação terei mais saídas? Não sei, se for preciso mexer com isso vai ser difícil, a caixa é muito pequena e para aceder à fonte preciso de tirar alguns componentes.

Muito obrigado :)

Cumps.

------- Post adicionado às 18:00 ------- Post anterior colocado às 17:10 ----------

Tenho más notícias...

A minha fonte de alimentação.... tem 160 Watts de potência...................

Ou seja, nenhuma placa gráfica com menos de dois anos serve.

Boas
Pois,aí tens um problema grave :facepalm:,a escolha da gráfica vai ser complicada!A não ser que consigas arranjar uma igual ou da mesma gama.
Cumps

ManAtWar
26-12-2011, 18:10
Já me aconteceu um problema identico e era a fonte que "ficou cansada"... troquei de fonte e ficou impecável. Se tiveres outra fonte, mesmo que não seja slim só para testar, monta-a no computador e liga-o, se tiver imagem... é trocar a fonte.

;) Cumps

Ramzhh
26-12-2011, 18:19
Boas
Pois,aí tens um problema grave :facepalm:,a escolha da gráfica vai ser complicada!A não ser que consigas arranjar uma igual ou da mesma gama.
Cumps

Igual não consigo arranjar, nem quero - esta placa é uma autêntica m****.
A Radeon 5450 é mais ou menos o máximo que posso por a fonte de a alimentar. A AMD recomenda um PSU de 300W mas por uma placa de 19W os meus 160W servem. E mesmo esta, a 5450 não é exactamente topo de gama.

Já me aconteceu um problema identico e era a fonte que "ficou cansada"... troquei de fonte e ficou impecável. Se tiveres outra fonte, mesmo que não seja slim só para testar, monta-a no computador e liga-o, se tiver imagem... é trocar a fonte.

Infelizmente não tenho outra fonte que encaixe na minha caixa mini-ITX (penso eu que é este o nome). Tenho uma fonte de 300W de um velho desktop (por velho quero dizer tem 10 anos de idade e veio com o Windows ME :facepalm:) mas isso não cabe na caixa, nem de perto.

Estou mesmo numa situação complicada. Não tenho outra placa (a do desktop antigo é AGP) nem outra fonte.

Parece que vou ter de gastar 30€ na Radeon 5450 e esperar que funcione. Também se não, ainda devolvo à loja :)

ManAtWar
26-12-2011, 18:34
Não percebeste... Mesmo que seja uma fonte maior que não "encaixe" na caixa não faz mal... vê se as fichas são identicas, trocas as fichas com as da outra fonte e pôes o cabo que liga à tomada na fonte maior e ligas o computador (mesmo com a caixa aberta), meramente para testes... evitas ter que sair de casa e se caso fôr esse o problema de comprares placas e trocas a fonte.

Basta trocares 3 cabos e ligar o PC:

Motherboard:
http://howtoideas.net/wp-content/uploads/2011/03/89477790.jpg

CPU:
http://www.thermaltakeusa.com/ttContent/Upload/Editor/images/Power%20Supply/How%20to/4%20pin%20CPU%20power.jpg

Molex ou Sata no disco (não é obrigatório mas não custa nada ligares também para ver se ele boota bem):
http://www.ezcomputers.co.uk/511-717-large/molex-to-sata.jpg

Deixa mesmo a fonte de fora do pc com ele aberto sem stress (somente para testar claro)

Qualquer duvida chuta.

Ramzhh
26-12-2011, 18:59
Boas.

As fichas, pelo que vejo, não parecem ser idênticas - a do desktop problemático tem 24 fios e a do desktop velho tem 20 fios.

elioc9
26-12-2011, 19:45
existem adptadores para 24pins. eu á uns anos comprei um por 2€.

mas se ligares só os 20 trabalha na mesma sem qualquer problema ;)

Ramzhh
26-12-2011, 19:57
existem adptadores para 24pins. eu á uns anos comprei um por 2€.

mas se ligares só os 20 trabalha na mesma sem qualquer problema ;)

Só que parece que o cabo com os 20 tem nas extremidades uns... "ganchos"? que não vão caber na slot de 24.

elioc9
26-12-2011, 22:23
tira uma foto para ver. não estou a ver que ganchos são esses

JOSÉ CARLOS
27-12-2011, 10:38
Isso foi a grafica que foi a vida já tive 3 situações dessas, se fosse a fonte o pc não entrava no sistema operativo sequer...e não dá apito de grafica porque de certeza que esta como eu sem a coluna dos Bip's (é muito chato aquilo apitar sempre que se liga o pc)

Joao Emanuel Oliveira
27-12-2011, 11:05

;) Cumps

Boas
É pouco provável que seja da fonte,porque aí a máquina nem arrancava,e pelo que o user diz o PC arranca normalmente.
Cumps

Ramzhh
27-12-2011, 18:37
Boas.

Fui à minha local loja de informática/repairing, etc de confiança, e dizem mesmo ser a placa gráfica. Já encomendei nova.

Muito obrigado a todos,

Cumps.

Ramzhh
28-12-2011, 19:43
Boas.

Comprei uma Radeon 6570 da Asus. Liguei tudo, verifiquei que nao faltava nada, mas quando ligo o computador não aparece nada no ecrã. No manual diz para inserir o disco com os drivers - mas não dá, já tentei boot com aquilo dentro e já tentei meter com o Windows ligado, e aquilo não dá em nada. Vou agora ver se a ventoinha roda.

Cumps.

ManAtWar
28-12-2011, 22:32
Boas
É pouco provável que seja da fonte,porque aí a máquina nem arrancava,e pelo que o user diz o PC arranca normalmente.
Cumps

Como já disse anteriormente tive um problema idêntico ao do user e era de uma fonte de alimentação marada...

Aconselho ao user então para levar o pc a uma loja especializada para ser visto ou então se quer continuar a ser ele a fazer a triagem que experimente com uma fonte com 24 pinos emprestada. Se ele fosse de Portimão eu emprestava-lhe uma.

Cumps.

Ramzhh
29-12-2011, 00:39
Boas. Como disse, eu FUI a uma loja especializada e disseram que era mesmo a placa gráfica.

Joao Emanuel Oliveira
29-12-2011, 09:41
Boas. Como disse, eu FUI a uma loja especializada e disseram que era mesmo a placa gráfica.

Boas
Será que a tua fonte tem power para a nova gráfica?Tenho as minhas dúvidas :conf:
Cumps

JOSÉ CARLOS
29-12-2011, 09:51
A ultima grafica que comprei foi uma Asus GTS450, quando cheguei a casa também me aconteceu o mesmo...não dava nada, lá fui eu a loja de novo,grafica berrada "diz o rapaz" mais uma!!!
Levei outra cheguei a casa e ate hoje a bombar.