PDA

View Full Version : Categoria B permite condução de motos até 125cc?

Corsair
02-01-2006, 00:40
Já há quase um ano lembro-me de uma manisfestação de motociclistas que reclamavam o direito de automobilistas com a carta de categoria B estarem aptos a conduzir motociclos até 125 cc de cilindrada e potência máxima de 15 cavalos sem ser necessária tirar nenhuma licença.

Parece que essa alteração estava prevista a nível europeu na altura mas será que foi mesmo aplicada? Ou para variar continua em águas de bacalhau norueguês?!

ps. mesmo ressacado consigo articular palavras, frases, pensamentos e editar posts...sou o meu próprio orgulho...ou não...

Opeth
02-01-2006, 00:43
Que eu saiba não, a B continua a ser para automóveis, pr ex.

Motociclos 125cc no mínimo com a A1, ou a A :wink:

cumps.

xela
02-01-2006, 00:50
Nop! Categoria B exclusiva para automoveis ligeiros de passageiros com reboque até 750kg.

Artigo 2º.
Cartas de Condução

1- Quem for aprovado nas provas para a condução de veículos da categoria A pode conduzir os seguintes veículos:

a) Motociclos;
b) Ciclomotores;

2- Quem for aprovado nas provas para a condução de veículos da categoria B pode conduzir os seguintes veículos:

a) Automóveis ligeiros de passageiros, mercadorias ou mistos, sem ou com reboque, cujo peso bruto não exceda 750 Kg ou, quando o exceda, não seja superior à tara do automóvel e o peso bruto do conjunto não ultrapasse 3500 Kg;
b) Tractores agrícolas sem reboque de tara não superior a 3500 Kg ou com reboque, desde que o peso bruto do conjunto não exceda 6000 Kg;
c) Máquinas de peso bruto não superior a 3500 Kg;
d) Ciclomotores.

O google é nosso amigo!

GrisY
02-01-2006, 01:30
A categoria B não dá para moto4 ? Tenho ideia que dá ou dava...

cumps

Corsair
02-01-2006, 04:48
O google sempre foi meu amigo... an tes de vir aqui consulto-o, essa informação já eu sabia. Só queria tentar esclarecer se alguém sabia algo mais que isso... e se essa mesma informação já poderia ter sido sujeita a updates.

E GrisY tenho a ideia que tb dá para moto 4 sim senhor.

hiker
02-01-2006, 09:09
a situação dos motociclos até 125cc é válida em frança por ex... ou pelo menos era... falou-se nisso cá por uma questão de se igualar...
tb já ouvi dizer q se alterou qq coisa nas moto4, que no código antigo podiam ser conduzidas por quem tivesse a categoria b... nas nada como ir ao código :D

Sniper32
02-01-2006, 11:18
Antigamente sim a categoria B deixava conduzir motas até 125cc. Agora, como já postaram acima já não.

Quanto ás moto4 n tenho a certeza... é perguntar numa escola de condução

xela
02-01-2006, 11:52
A categoria B não dá para moto4 ? Tenho ideia que dá ou dava...

cumps

Dá sim senhor. Aliás agora é necessária categoria B ou B1 para conduzir quadriciclos, dos de tipo moto4 e/ou mata-velhos!!

aUtOTuNiNg
02-01-2006, 13:41
B dá para moto4 (quadricipede) e para triciclos. (aquelas vespas manhosas).

trincas
03-01-2006, 15:45
Boas!

Os titulares da carta de condução válida para veiculos da categoria B consideram-se também habilitados para a conduçao de:
- Tractores Agrícolas ou florestais simples ou com equipamentos montados desde que o peso máximo do conjunto não exceda 6000kg;
- Máquinas agrícolas ou florestais ligeiras, motocultivadores, tractocarros e máquinas industriais ligeiras;
- Ciclomotores de três rodas, triciclos e quadriciclos.

Nota: Os titulares da carta de condução válida para a categoria B, cuja habilitação tenha sido obtida antes de 30 de Março de 1998, estão habilitados para a condução de ciclomotores, motociclos e triciclos de cilindrada não superior a 50 cm3, tractores agrícolas ou florestais com reboque ou com máquina agrícola ou florestal rebocada, desde que o peso bruto do conjunto não exceda os 6000kg.
__________________________________________________ _____________

O Ciclomotor não pode ser superior a 50cm3 nem exceder os 4Kw
O Quadriciclo (moto4) de fabrico não pode ultrapassar a velocidade de 45km/h, não ter motor superior a 50cm3 nem exceder 4Kw

Isto foi tudo retirado do manual do código da estrada (recente) ...

Abraço
Rui Sousa

xupmatol
25-08-2009, 23:23
agora ja se pode

BOAS.... VENHO POR ESTE MEIO INFORMAR O PESSOAL QUE HOJE DIA 13 DE AGOSTO DE 2009 FOI PUBLICADO NO DIARIO DA REPUBLICA( 1º serie - nº156 - 13 de Agosto de 2009 ) A RESPECTIVA E ESPERADA AUTORIZAÇÃO( Lei nº 78 / 2009 ) que corresponde à ( oitava alteração ao Codigo de Estrada ).PARA QUE OS CONDUTORES QUE SEJAM TITULARES DA CARTA B (ligeiros) E COM MAIS DE 25 ANOS....POSSAM CONDUZIR MOTOS ATE 125 cc e POTENCIA MAXIMA 11kw.

PESSOAL BOAS VOLTAS.......

OBS: Se alguem tiver alguma duvida sobre o que aqui escrevi consultem o site: www.imtt.pt