PDA

View Full Version : Compressor de arca congeladora

Sumolico|
04-04-2005, 14:22
Boas! hj de manhã encontrei uma arca congeladora abandonada num terreno,
tentei tirar o compressor de lá. so k reparei k o "tubo capilar" axo k é tubo capilar, junto ao drier é o tubo capilar certo?
akilo dps vai para dentro msm da arca....
será k posso cortar o tubo?( é k ñ consigo retirar o tubo capilar td... para isso tinha k partir a arca td :roll: lOool )

já agr, axam k tenho probabilidades de akilo funcionar?

cumps

pmfsv
04-04-2005, 14:25
Boas...

Parece-me que há duas razões para a arca poder estar num terreno abandonado, aliás, três.
1 - Não congela, neste caso não te ajuda muito.
2 - está toda estuporada, com mau aspecto,
3 - O gajo que a pos lá é um completa anormal que não sabe o mal que estas m.rdas fazem ao ambiente e não tem cabecinha para fazer o correcto, levar para um eco centro.

Cumprimentos

Sumolico|
04-04-2005, 14:54
Boas...

Parece-me que há duas razões para a arca poder estar num terreno abandonado, aliás, três.
1 - Não congela, neste caso não te ajuda muito.
2 - está toda estuporada, com mau aspecto,
3 - O gajo que a pos lá é um completa anormal que não sabe o mal que estas m.rdas fazem ao ambiente e não tem cabecinha para fazer o correcto, levar para um eco centro.

Cumprimentos

pois tb já pensei nisso...

mas a arca n apresenta sinais de ferrugem, pelo menos por fora...
os tubos parecem estar em perfeitas condições...
mau aspecto ela n tem,pelo menos no meu ponto d vista,

eu perguntei a uma mulher k la estava,ela diz k akilo ta la prai 1 ano no maximo.. e ela pensa k a arca estava apenas a servir como deposito de agua, ou seja, as pessoas metiam agua la pa dentro para dps regar as "couves"
lOol

será k ñ funca msm?
ela ainda tem a fixa e as cenas tds.... n ha maneira de arranjar akilo?

MadOnion
04-04-2005, 16:02
Se és de sesimbra, tens o mestre de setubal, pertissimo de ti :D
Basta que o compressor esteja em bom estado, que fazer vacuo e carrega-lo não é nenhum bixo.
O resto é que é pior, se estiver em mau estado, capilar, evaporador, condensador, e ventoinha.
:)

Sumolico|
04-04-2005, 16:50
Se és de sesimbra, tens o mestre de setubal, pertissimo de ti :D
Basta que o compressor esteja em bom estado, que fazer vacuo e carrega-lo não é nenhum bixo.
O resto é que é pior, se estiver em mau estado, capilar, evaporador, condensador, e ventoinha.
:)

Boas o mestre é o Ricky né? lOol, se ele me kiser ajudar,eu terei mt gosto em ir mostrar o compressor! :D

uma coisa k eu reparei, sim pk ja trouxe o compressor e ja o estive a limpar... é k ao ter cortado o tubo capilar , saiu um likido la de dentro, parecia oleo... (quando agitams uma garrafa gaseificada e dps abrimos, foi o msm k aconteceu com esse likido...) k likido é esse?

já agr cm é k eu tenho maneira de saber se isto funciona?? ele tem a fixa de ligar á tomada... ms n me parexe k so ao ligar á corrente k va ligar...
e o compressor tinha la inscrito: 6 de Abril de 1987... lOol, n li ainda foi a inscriçao ond aparece os 220v...

cumps

spastikman
05-04-2005, 02:31
Não cortes os tubos ....

compra um kit de extracção para o gaz que isso deve ter pra í r12 .... e faz um mal desgraçado ao ambiente.

Sumolico|
05-04-2005, 13:14
](*,) ñ sabia :(

tive k serrar os tubos para tirar de lá o compressor...

akela informação k vem na chapinha onde aparece os tais 220v... é mt importante e/ou ajuda em alguma coisa na montagem ou assim?

ja dei aki uma vista de olhos: http://www.oc-zone.com/modules.php?name=Articles&rop=conteudo&id=31

ja vi k vou precisar d "bastante" material...

só k eu ñ percebo mt bem isto, gostava k alguem me ajudasse pessoalmente,

ms pra isso precisava d saber s o compressor funca :roll:

e ai entao pedia ajuda ao Ricky pessoalmete :)

destr0yer
05-04-2005, 13:38
Não cortes os tubos ....

compra um kit de extracção para o gaz que isso deve ter pra í r12 .... e faz um mal desgraçado ao ambiente.
Quanto será que custa um kit destes :?:

Tenho em casa um frigorifico velho r12 e aproveitar o compressor era uma ideia boa, nas não vou serrar os tubos por causa disto! :?

O meu primo também tem uma arca velha e se é velha deve ser r12 ou r22 :roll:

pmfsv
05-04-2005, 15:50
Só sei que na Aquário no Porto há compressores há venda e nem são muito caros.. Acho que vão dos 35€ aos 60€ prai.. há vários modelos

Sumolico|
05-04-2005, 18:15
já fui pesquisar no google, para ver se axava o site dessa tal loja,

ms ñ sem se posso aki postar o link... pk ñ sei s é da concorrência...
e tb ñ sei bem s é esta a loja a k te estás a referir... ms se for n consigo encontrar aki os tais compressores :S

msm assim aki fika o link. http://www.aquario-cel.pt/

se n puder estar aki o link, eu retiro :)

pmfsv
05-04-2005, 21:13
É essa mesma. É possivel que não apareçam.
Se quiseres posso lá passar e razer specs e preços...

Sumolico|
05-04-2005, 21:33
ya pmfsv , eu e os fanáticos dos phase ficavamos agradecidos....

e eu quando tivesse dinheiro e disponibilidade ia ao porto... ou então será k eles enviam isso á cobrança? :roll:

[edit] ja agr o likido r12 e r22 tem alguma coisa a ver com: cfc-clorofluorcarbonetes ??

pmfsv
05-04-2005, 22:30
OK, eu passo lá a saber isso.

Quanto a enviar à cobrança..... AHAHAHHA, espera sentado.

Quanto ao R12, é "Dichlorodifluoromethane"

Podem ver aqui várias formulas de gases: AirLiquide (http://www.airliquide.com/en/business/products/gases/gasdata/index.asp?GasID=22)

Cumprimentos

viper_p
06-04-2005, 16:54
Tive a ver as vossas conversas e achei interessante até porque também ia começar um projecto desses, mas falta-me qualquer coisa para o arranque. O compressor que aproveitei era de um frigorifico com arca e o Freon é R12 creio que já não existe à venda. Para já, teste o compressor e ele funciona mas como já não tem o Gás (Freon) apenas serve para encher pneus :lol: Ainda tenho todo o sistema (condensador; termómetros; luzes, etc) Outra coisa se normalmente o ruido é um factor importante nos nossos sistemas, com este bicho daria para enlouquecer, pois isto faz barulho a sério :roll:

Acham que se pode ir mais adiante com isto, ou não passa de uma ilusão. Para uso doméstico, valeria a pena andarmos com trabalho :?: Gosto deste género de "engenhocas" mas n será tempo perdido :?: :?:

pmfsv
06-04-2005, 21:50
Opa... Se o compressor é bom, tu gostas e estás diposto, nãio será com R12 que deves encher mas sim com R404. Não sou nenhum entendido mas pelas voltas que dou aí pelo fórum e por outros sites de Informática acho que deu para apanhar isto... ;). A diferença entre as promies e Vapochills mais fracas e mais potentes são não só o compressor como o Gás. as mais fracas têm R134, uma ou outra tem R404 acho eu.
Para mim é claro que fazer um projecto destes não é para ter silêncio no pc, perfeitamente impossivel, é mesmo para OC's extremos e ponto final...