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View Full Version : Cancelar contracto com a MEO



TH3GOD
06-09-2013, 09:15
Boas,

Tenho aqui umas duvidas e pode ser que alguém me possa esclarecer.

Tenho oportunidade de mudar de operador e ficar a pagar menos, mas tenho "contracto" com a MEO que ainda está no chamado período de fidelização. O que se passa é que nunca assinei nenhum contracto com a MEO, o pedido de serviços foi feito por telefone. Posso cancelar o contrato? é que já me disseram que não, que existe o chamado acordo de "cavalheiros".

Wolfskin07
06-09-2013, 09:47
Hoje em dia, feito pelo telefone é o mesmo do que assinares um contrato escrito...se estás fidelizado não podes fazer nada.
Tenta negociar com a MEO para ver se te fazem o mesmo preço mas aviso-te já que vai ser difícil!

joaoreis00
06-09-2013, 09:57
Hoje em dia, feito pelo telefone é o mesmo do que assinares um contrato escrito...se estás fidelizado não podes fazer nada.
Tenta negociar com a MEO para ver se te fazem o mesmo preço mas aviso-te já que vai ser difícil!

só se for por ai estar fidelizado pq fora disso é bem fácil negociar com eles!

já uma vês andou por aí uma historia q isso das fidelizações era ilegal. agora nao sei se é verdade ou nao!

XUTOS-83
06-09-2013, 14:51
Não há contratos por telefone, vai a uma loja e diz que queres cancelar, eles vão dizer que estás fidelizado e tu pedes a cópia do contracto assinado por ti...

Wolfskin07
06-09-2013, 15:52
Vocês só falam sem saberem...pedes o contrato eles mostram-te a gravação na qual tu estás a aceitar os termos do serviço e depois dizem-te: quere desistir, tudo bem mas paga as mensalidades restantes até ao final da fidelização!
Não é à toa que as chamadas são gravadas...ou pensam que é só para controlo de qualidade? Acordo verbal também existe. Se tu explicaram o serviço e as condições e tu as aceitaste, agora tens que viver com isso.

joaoreis00
06-09-2013, 16:24
Vocês só falam sem saberem...pedes o contrato eles mostram-te a gravação na qual tu estás a aceitar os termos do serviço e depois dizem-te: quere desistir, tudo bem mas paga as mensalidades restantes até ao final da fidelização!
Não é à toa que as chamadas são gravadas...ou pensam que é só para controlo de qualidade? Acordo verbal também existe. Se tu explicaram o serviço e as condições e tu as aceitaste, agora tens que viver com isso.

olha q ñ é bem como pensas! já fiz esses acordos verbais mesmo ñ sendo eu o titular da conta! além de q até podia ter mentido no meu nome!! isso cheira-me tretas só para conseguirem q o pessoal fique lá mais tempo!

TH3GOD
06-09-2013, 16:29
Pois penso que não tenha sido gravado, pois não me lembro da pessoa me ter perguntado se havia problema da conversa ser gravada, e não me recordo mesmo, alias acho que não me foi dito quais as condições e eu as ter aceitado. É que o "contracto" foi feito através do numero das parcerias da PT.

A PT não tem dados nenhuns meus, seja cópia do BI/CC, coisa obrigatória na cessão de qualquer contracto.

Eu não estou descontente com a escolha que fiz, tendo em conta que tenho um serviço ADSL e até dá a impressão que acabo por ter menos problemas do que quem tem serviços fibra. Só gostaria de mudar pelo factor €€€€ pois ficaria a pagar menos tendo mais, neste caso um serviço fibra.

XUTOS-83
06-09-2013, 16:30
OK, tu é que sabes então. Eles lêem as 40 páginas do contracto, clausula por clausula, eles garantem que estão a falar com a própria pessoa e não com um amigo que atendeu o telefone bêbado ou um menor que viva naquela casa e quer uma net melhor ou canais porno, mas tu é que sabes... é por isso que qualquer acordo ou contrato realizado por telefone carece sempre de uma posterior contratualização por escrito... mas tu é que sabes...

Para que ler:
cfr. artigos 3.º alinea d)
8.º da LDC
artigo 8.º n.º 5 da LDC
artigo 39.º n.º 1 da al. b) da LCE – Lei n.º 5/2004

se tu é que sabes...

Wolfskin07
06-09-2013, 16:44
Pois penso que não tenha sido gravado, pois não me lembro da pessoa me ter perguntado se havia problema da conversa ser gravada, e não me recordo mesmo, alias acho que não me foi dito quais as condições e eu as ter aceitado. É que o "contracto" foi feito através do numero das parcerias da PT.

A PT não tem dados nenhuns meus, seja cópia do BI/CC, coisa obrigatória na cessão de qualquer contracto.

Eu não estou descontente com a escolha que fiz, tendo em conta que tenho um serviço ADSL e até dá a impressão que acabo por ter menos problemas do que quem tem serviços fibra. Só gostaria de mudar pelo factor €€€€ pois ficaria a pagar menos tendo mais, neste caso um serviço fibra.

Estou curioso...se não te pediram número de BI/CC nem contribuinte nem nada é uma coisa! Mas não é normal que isso aconteça... Por telefone pedem-te os dados todos do futuro titular do serviço, foi o que me aconteceu quando mudei para a ZON!
Se a ti não te pediram nada é um caso bastante diferente porque realmente não têm maneira de provar que foste tu sequer que "celebraste" o contrato!

XUTOS-83:

Se fosse ilegal e não contasse para nada eles não faziam ou achas que estas empresas fazem as coisas porque se lembram?? Deu-lhes na telha agora fazerem as adesões por telefone só porque sim...ou então foi para poupar papel!

Tenho quase a certeza que saiu uma lei ou alguma alteração a uma já existente que prevê este tipo de "contratos" pelo telefone no caso destas empresas!
Dizem-te as informações pertinentes e que possam de alguma forma prejudicar o cliente, como é o caso do período de fidelização, condições e preços do serviço, etc...etc.

Wolfskin07
06-09-2013, 16:52
http://www.anacom-consumidor.com/em-destaque/contratos-celebrados-a-distancia-14-dias-para-desistir.html


Se celebrou o contrato à distância (por telefone, Internet, etc.) ou com um vendedor que veio a sua casa, nos primeiros 14 dias pode desistir do contrato.

XUTOS-83
06-09-2013, 17:06
Wolfskin07, tenho a certeza absoluta e até pode estar na página do Papa que é o contrário. Nessa página da Anacom:

Como cancelar o seu contrato
Para pedir o cancelamento do contrato, basta que contacte o operador e:
indique os elementos que o permitam identificar-se como assinante (ou como seu representante legal) - Faz sentido, mas para activar o serviço? Vão comparar com quais? Se eu quiser ser chico esperto, quem pediu o serviço, provem-me que fui eu. Gravação, podem ter 20 não é valida em nenhum tribunal deste país...
indique os elementos que permitam identificar o contrato - Alguem que tenha feito um contracto destes por telefone sabe o nº do mesmo? Quando é que o facultaram?
manifeste expressamente a vontade de cancelar o contrato

Wolfskin07
06-09-2013, 17:11
Amigo, se gostas de fazer isso é lá contigo, cada um sabe de si!
No caso do OP, nem lhe pediram os dados de identificação nem nada...problem solved?

Isso é para veres que os contratos ditos verbais, por telefone também têm validade! Sabes o que é um número de cliente? aquele que recebes todos os meses impresso na fatura para pagares? Através do número de cliente, identificam o número do contrato.

Não vou discutir mais contigo porque já deu para perceber que tens visão de túnel xD PAssar bem ;)


Cumps,

Wolfskin07

TH3GOD
06-09-2013, 21:58
Amigo, se gostas de fazer isso é lá contigo, cada um sabe de si!
No caso do OP, nem lhe pediram os dados de identificação nem nada...problem solved?

Isso é para veres que os contratos ditos verbais, por telefone também têm validade! Sabes o que é um número de cliente? aquele que recebes todos os meses impresso na fatura para pagares? Através do número de cliente, identificam o número do contrato.

Não vou discutir mais contigo porque já deu para perceber que tens visão de túnel xD PAssar bem ;)


Cumps,

Wolfskin07

Por acaso o numero de Contribuinte eu dei, mas do CC não.

Gamelas
07-09-2013, 14:58
olha q ñ é bem como pensas! já fiz esses acordos verbais mesmo ñ sendo eu o titular da conta! além de q até podia ter mentido no meu nome!! isso cheira-me tretas só para conseguirem q o pessoal fique lá mais tempo!

se não há papel assinado é sempre mais facil fugires sem teres problemas de imediato. o que muito boa gente deve fazer é parar de pagar até cortarem o serviço dando a mesma justificação que eles dao para pagar ordenados baixos, "é a crise" :mrgreen: . agora como a PT tem o tal periodo de fidelizaçao o que podem fazer é cobrarem-te esse periodo se no futuro quiseres voltar para a meo novamente. por telefone ninguem garante que tivesse sido falado o tal periodo de fidelizaçao.

agora o periodo de fidelizaçao tem uma duraçao maxima por lei de 24 meses. nao sei por acaso quanto a meo está a pedir em relaçao ao tempo pois estou fora do periodo mas sei de varios casos onde a ZON trata de tudo com a meo desde que tenha o novo cliente.
na zon do alegro começam por perguntar "o seu serviço tem falhas?", se sim recomendam a que ligues para la 3 vezes a reclamar, perguntam tambem
"qual a velocidade da sua internet", se tiveres 100/10 no contrato e nos testes do QOS.sapo.pt tiveres 89/24 da direito a reclamaçao, pois segundo eles é 100 garantidos e tu podes ter no minimo 100 e o maximo nao está estipulado, nao podes é ter a menos, e recomendam-te a mais 3 reclamaçoes via telefonica.

se o teu periodo de fidelizaçao for "curto" para a zon eles "cobrem" o teu gasto negociando o teu periodo de fidelizaçao ou pacote com eles :P

eu por acaso sou meo, mas com aquele serviço tipo M4O que a ZON agora tem por menos 10 euros na publicidade e menos 20 na realidade (69,99 é no cartaz e pessoalmente oferecem box e 5 euros mês para aluguer de videos) vejo muita gente conhecida a mudar de serviço e historias destas é o que não falta por ai.

Pedro Martins
07-09-2013, 15:08
Boas, fidelização da meo é de 24meses isto é, qualquer serviço que inclua televisão tem uma fidelização de 24meses. Contractos celebrados por telefone são s e more gravados e antes de o contracto dar inicio são lidas varias cláusulas do contracto, jogar a chico esperto corre mal e o resultado final sera 2 serviços a serem cobrados mensalmente. Dizer que o iris 4 e melhor que o m4o é como comer gelados com a teste visto que o plafond de comunicações é metade, não tem internet e nao tem inúmeros tarifarios que dalam gratuitamente para numeros m4o

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Gamelas
07-09-2013, 15:22
@Pedro Martins nao disse que era melhor. eu tenho M40 para 3 cartoes. mas posso dizer-te que o meu vizinho por exemplo paga 82 euros por mes e tem.

tv+ sportv
net de 100 megas onde tem (114 nos testes)
telefone fixo
telemovel com 500gb de net

eu por exemplo pago 92 euros e tenho
tv
net e 100 megas (92 reais)
telefone fixo
3 telemoveis onde 1 deles tem mais 500 megas de net mes(200 totais)

pago mais 10 euros nao tenho sportv (vejo em casa dele lol) mas tenho mais 2 telemoveis. que por acaso até dao bastante uso ao serviço

Pedro Martins
07-09-2013, 19:28
Em relação a net liga vai a loja fazer reclamação que eles falam logo com um tecnico e assim que voces chegarem a casa eles ligam para rever a situação da velocidade e estabilidade ;)

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Gamelas
07-09-2013, 19:51
o problema cheira-me que nem é deles. deve ser do ruter. se o ruter tem portas de 100mbits é normal nao conseguir tirar 100% de rendimento da porta. mas vou lá ver. tambem nestas velocidades mais 10 menos 10 é tipo... ainda nao justifica lol

Pedro Martins
07-09-2013, 20:06
Se for por cabo tem que dar 100mb!

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karrilho
07-09-2013, 20:39
Que direi eu... da meo!! Que ando a arrastar a situação de cancelar o contrato á muito tempo!!
Tv + Telefone fixo + internet 24mb contratados e nem 7mb tenho = 70 e poucos euros
A pt mudou a linha toda, mas... só ao principio é que tinha perto de 20mb. Na altura dos 24 meses. Que a partir dai foi o descalabro.
As meo box desligam-se e fico sem net, do qual só fica o telefone e mal ligo para lá... volta tudo ao normal sem ter que fazer algo, chamadas cobradas quando ninguém faz chamadas para tais números que estão na factura. Todos os meses a mesma coisa.
A zona já tem fibra á muito tempo e a pt/meo simplesmente não querem vir cá instalar. Num dia dão uma desculpa, no dia seguinte é outra, até que me farto e nem que ponha 6mb da zon.

Pedro Martins
07-09-2013, 21:04
Boas, já pensaste em ir a loja? Linha não resolves nada nem que seja podires upgrade para o fibra 100mb que custa 54,99 e depois logo baixas xD

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karrilho
07-09-2013, 21:33
Boas, já pensaste em ir a loja? Linha não resolves nada nem que seja podires upgrade para o fibra 100mb que custa 54,99 e depois logo baixas xD

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É para mim Pedro Martins?
Se for... epah já falei mal pelo telefone, já fui á loja armar uma barraca. A desculpa deles é sempre a mesma.

Nunca vai ter 24mb, vai ter perto disso mas nunca a totalidade, (eu com 16mb já me contentava, tendo em conta o balurdio que pago e sei que a linha aguenta, já tive perto de 20mb) porque as meo boxes consomem uma grande parte da velocidade da internet, ao desligar as meo boxes, vai ter um aumento significativo da velocidade. Desliguei as duas e a m**** é a mesma que com elas ligadas.
Já vieram cá mais de 4 técnicos e dizem que não podem fazer nada. Que o problema é estranho e para entrar em contacto com o apoio ao cliente.

Eu fui sapo muitos anos e quando comecei a jogar online fui á loja e expliquei a razão de querer mudar e etc. Queria também tv, chamadas ilimitadas e principalmente uma net com boa velocidade. Não me queriam mudar a linha mas lá armei a barraca e mudaram a linha toda. Desde a dita caixa de distribuição na rua até toda a linha dentro de casa. Eu próprio tive que ajudar o técnico para ser mais rápido. Ao inicio de ter a meo, como referi tinha a velocidade quase contratada. Mas a partir do dia que os 24 meses acabaram, esquece.
Não está em meu nome a factura, mas sou eu que trato do assunto e a pt não diz que não posso, pois foi a nota que ficou no contrato.
Basta indicar os dados todos.

Instalaram toda a vila com fibra e a desculpa da pt é sempre a mesma. De momento não temos disponibilidade de ir instalar, se quiser ficar a pagar por um serviço que não utiliza, é com o senhor.
Depois é que de momento não existe um técnico para ir instalar, tem que aguardar aproximadamente 4 meses. E também já me disseram que a sua zona ainda não tem fibra. Não sei quem o informou mas nenhuma empresa foi instalar ou averiguar a cidade/vila para a implementação da fibra. Quando sei que foi instalada e sei quem já tem.
Já nem pedia 100mb na totalidade, com 60 já me contentava.
O que eles querem é não perder este cliente e continuarem a receber esta quantia e sem usufruir do serviço nas devidas condições, mas vai acabar.

dannymonteiro
08-09-2013, 03:13
É para mim Pedro Martins?
Se for... epah já falei mal pelo telefone, já fui á loja armar uma barraca. A desculpa deles é sempre a mesma.

Nunca vai ter 24mb, vai ter perto disso mas nunca a totalidade, (eu com 16mb já me contentava, tendo em conta o balurdio que pago e sei que a linha aguenta, já tive perto de 20mb) porque as meo boxes consomem uma grande parte da velocidade da internet, ao desligar as meo boxes, vai ter um aumento significativo da velocidade. Desliguei as duas e a m**** é a mesma que com elas ligadas.
Já vieram cá mais de 4 técnicos e dizem que não podem fazer nada. Que o problema é estranho e para entrar em contacto com o apoio ao cliente.

Eu fui sapo muitos anos e quando comecei a jogar online fui á loja e expliquei a razão de querer mudar e etc. Queria também tv, chamadas ilimitadas e principalmente uma net com boa velocidade. Não me queriam mudar a linha mas lá armei a barraca e mudaram a linha toda. Desde a dita caixa de distribuição na rua até toda a linha dentro de casa. Eu próprio tive que ajudar o técnico para ser mais rápido. Ao inicio de ter a meo, como referi tinha a velocidade quase contratada. Mas a partir do dia que os 24 meses acabaram, esquece.
Não está em meu nome a factura, mas sou eu que trato do assunto e a pt não diz que não posso, pois foi a nota que ficou no contrato.
Basta indicar os dados todos.

Instalaram toda a vila com fibra e a desculpa da pt é sempre a mesma. De momento não temos disponibilidade de ir instalar, se quiser ficar a pagar por um serviço que não utiliza, é com o senhor.
Depois é que de momento não existe um técnico para ir instalar, tem que aguardar aproximadamente 4 meses. E também já me disseram que a sua zona ainda não tem fibra. Não sei quem o informou mas nenhuma empresa foi instalar ou averiguar a cidade/vila para a implementação da fibra. Quando sei que foi instalada e sei quem já tem.
Já nem pedia 100mb na totalidade, com 60 já me contentava.
O que eles querem é não perder este cliente e continuarem a receber esta quantia e sem usufruir do serviço nas devidas condições, mas vai acabar.

Faz como eu...tambem tinha um problema do genero, ate que fui a uma loja e disse que ia parar de pagar e cancelar o contrato e pedi o livro de reclamaçoes...passado 10 minutos ja tava a pagar menos e com a velocidade contratada (15mb) a funfar na totalidade.

Pedro Martins
08-09-2013, 09:09
Eu no teu lugar ia a loja, não sei quanto tempo tens de fidelização mas dizia que caso não alterem o serviço para fibra que cancelarei o serviço e que iria aderir a zon que fez uma proposta por metade do preço e deveras melhor e reclama no livro, é triste mas parece que so assim é que as coisas andam, ja tive alguns clientes nessa situação e a resolução passou por isso no entanto recomendo que vas a uma loja em Lisboa, na terrinha como a tua situação é o prato do dia para eles, eles simplesmente ignoram um pouco a coisa digo eu

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karrilho
08-09-2013, 14:44
Como referi, no meu caso são só desculpas a traz de desculpas por parte da pt/meo!! Até ao dia que....
Por telefone nem vale a pena gastar saliva, nem euros, nem paciência.
Já fui á loja e armei barraca que só me mandavam calar. Óbvio que não fiz o que pediram. Tenho todo o direito de reclamar enquanto cliente/consumidor.
Quer reclame, quer peça o nosso amigo livro, quer os ameace que vou mudar de operadora, desculpas e mais desculpas. Ora é não temos técnicos com disponibilidade para ir ai instalar a fibra em sua casa, ora é a desculpa das meo boxes estarem a consumir grande parte da velocidade do pacote a que aderi. Estranho era no inicio ter quase a velocidade contratada.
Mas quando referi isso mais uma desculpa. O seu pc se calhar não é bom ou não tem capacidade para receber perto da velocidade contratada. Fiquei a rir na loja.
Loja essa que fica na cidade de Portalegre que é o distrito onde resido. Ou me calha empregados panhonhas ou incultos e com a mania das desculpas.

O prazo de fidelização já acabou á 3 anos e desde ai o serviço está em decadência. Chegou a uma altura em que as meo boxes paravam de funcionar a partir da 1 da manha. Até ligar para lá a essa hora. Perguntei se era manutenção, diziam que não.

Isto praticamente 4 vezes por mês. Em teoria sei do que se tratava, era apenas um esquema para o consumidor ligar e gastar uns euros na chamada. Alem do que já cobravam/cobram por um serviço que não tenho na totalidade.
Amanha segunda feira ligo novamente a perguntar se vêm cá instalar a fibra ou quando vão instalar. Se a desculpa for igual, não faço mais nada a não ser cancelar o contrato e ligar para a zon.
Pois já perguntei sobre um possível desconto e apenas me dizem que não é possível. Baixar para um pacote mais barato, implica uma net com menor velocidade e se 24mb contratados tenho esta miséria de velocidade, nem quero imaginar sequer como será com uma velocidade contratada ainda menor que a que tenho.
Por isso mais um nesta thread que vai cancelar contrato com estes senhores da pt/meo.

luismgh
29-01-2014, 21:48
Não há contratos por telefone, vai a uma loja e diz que queres cancelar, eles vão dizer que estás fidelizado e tu pedes a cópia do contracto assinado por ti...

A partir do momento em que pagas a 1ª factura estás a aceitar as condições do contrato e consequentemente estás fidelizado. Nem mais, nem menos!

Pedro Martins
29-01-2014, 23:19
Para contrato basta a gravação da conversa por isso...

Cumps

cmfm
30-01-2014, 01:00
A nível legal a situação é simples. A tua aceitação por telefone é válida, mas é preciso que te enviem por escrito o contrato. Não é preciso ser para a morada, basta um email e não tens que assinar. Após teres recebido o contrato tens 14 dias para cancelar, caso não te enviem nada tens 3 meses... mas atenção, este período termina quando o serviço é instalado. Eu estou numa situação parecida com outra operadora e já me informei na DECO na ANACOM e falei com uma advogada.
Não precisas de ter assinado nada, a tua aceitação é tácita no momento em que recebes o contrato por escrito, ou, porque podes não o receber, quando te instalam um serviço em casa. Porque tu não vais deixar instalar nada sem conheceres as condições.
É uma situação chata, mas é o pão nosso de cada dia. E basta fazermos o esforço mental e colocar-mo-nos no papel da operadora, se não te fidelizam tu podes estar sempre a mudar, até por €0,50 e a operadora teve que pagar a um empregado para ter instalar o serviço, por exemplo. Pelo que seria um negócio miserável não garantir que permaneces pelo menos um determinado tempo com o serviço.

Eu não defendo as operadoras em muita coisa, inclusivamente estou em litígio com uma, mas por uma situação completamente diferente, mas é preciso perceber que quando aceitamos uma fidelização estamos a comprometer-mo-nos com uma situação.
Se alguma vez a situação das fidelizações acabar o método de negócio mudará. Por exemplo eles cobram-te €600 por 2 anos de serviço, mas permitem-te o pagamento do valor mensalmente (24*€12), sendo que caso caso queiras mudar tens que pagar o restante do serviço que estás a dever. É só uma questão de adaptação à legislação.

Espreitem quanto é que se paga em grandes cidades do EUA, em que este tipo de litígios é altamente controlado porque eles são muito agressivos a nível legal, para se ter um serviço de bosta comparado com os nossos por cá.

cmfm
30-01-2014, 01:04
Claro que nada do que disse sugere que não tentes negociar. Muitas vezes, mesmo estando fidelizado, quando te mostras insatisfeito eles ajustam o serviço de forma que quando a fidelização efectivamente termine tenhas mas "vontade" de continuar. Além disso não perdes nada em tentar, é uma situação em que só podes ganhar.