PDA

View Full Version : Ajuda: Configurar Router Linksys WRT54GSv.4 sobre ZON HUB 3.0

arlindo
21-11-2012, 22:50
Olá a todos.
Eu tenho um router ZON HUB 3.0
Quero ligar a ele um outro router linksys WRT54GSv.4
O IP local do router linksys é 192.168.1.1
Depois atribui IP dinâmicos desde 192.168.1.100
Até 192.168.1.150
O IP do ZOn HUB é igual ao do linksys: 192.168.1.1
E este atribui ip dinâmicos desde 192.168.1.1 até 192.168.1.254
Se eu ligar um router SMC BR14UPEU (sem wireless) ao ZON HUB funciona.
Se eu colocar o router Linksys WRT54GSv.4 sobre o SMC BR14UPEU, também funciona.
Mas colocando o router Linksys WRT54GSv.4 sobre o Zon Hub não funciona, isto é não tem acesso à internet.
Já coloquei vários IPs iniciais no linksys, mas não dá.
Experimentei, por exemplo:
192.168.2.1
191.168.1.1
192.168.1.8
192.168.2.5
Alguém sabe como resolver este problema, colocar o router, Linksys WRT54GSv.4 sobre o ZON HUB.
A razão desta opção é que o sinal do Linksys WRT54GSv.4 é muito mais forte do que o do ZON HUB.
Obrigado.

Daemon
22-11-2012, 00:30
O que eu faria:

ZonHUB
IP - 192.168.1.1
DHCP - ON - 192.168.1.100 a 192.168.1.200

Linksys
IP - 192.168.1.2
DHCP - OFF

darkenpt
25-11-2012, 11:27
Como estás a fazer as ligações entre o Zon hub e o outro router? ou seja, como ligas os cabos?

arlindo
25-11-2012, 17:46
Eu fiz esta configuração (sugerida pelo moderador Daemon) e não funcionou. Não sei porque razão?
Era suposto ligar o cabo que vem do ZonHUB à porta WAN do router, não é?
No entanto, foi um ponto de partida para encontrar uma solução provisória.
O que eu fiz foi o seguinte:
Coloquei um cabo de rede na porta LAN 2 do zonHub e liguei este à porta LAN 3 do router linksys. Funcionou.
Experimentei ligar o cabo RJ45, a cada uma das outras portas do ZONHUB, mas mais nenhuma funcionou, isto é não deram acesso à net no router linksys.
O router linksys tem o mesmo IP Adress que o ZonHub. Com a sua sugestão , desativei o DHCP server do router linksys e mudei o IP Adress para 192.168.1.2
Desta forma consigo ter net wireless no router linksys, e ter net nas outras portas (LAN1, LAN2 e LAN4): Também foi possível colocar codificação wireless.
Agora acho que não é esta a configuração correcta.
Já li noutro fórum que é possível activar a bridge no ZONHUB e usando a porta 4 do ZonHUB, este passa a funcionar como modem:, e podemos colocar qualquer router. Também é necessário desactivar os dois wireless.
Experimentei e não funcionou. Mas este teste foi feito mantendo a configuração anterior do router linksys.

Daemon
25-11-2012, 18:57
A solução que te dei funcionou, certo? Isto é, usando as portas LAN para comunicar entre o ZonHUB e o Linksys.

Agora é só desativar o wireless no ZonHUB e deixar apenas o wireless do Linksys ativo.

Não percebi o que queres fazer quando dizes querer configurar uma porta LAN (4) do ZonHUB como porta WAN... :conf:

darkenpt
25-11-2012, 20:03
A solução que te dei funcionou, certo? Isto é, usando as portas LAN para comunicar entre o ZonHUB e o Linksys.

Agora é só desativar o wireless no ZonHUB e deixar apenas o wireless do Linksys ativo.

Não percebi o que queres fazer quando dizes querer configurar uma porta LAN (4) do ZonHUB como porta WAN... :conf:

Suspeito que seja por o Zon Hub em bridge, pois o mesmo tem essa funcionalidade apenas na porta 4, podendo assim ligar esta porta à porta WAN do outro router.

arlindo
25-11-2012, 21:11
Suspeito que seja por o Zon Hub em bridge, pois o mesmo tem essa funcionalidade apenas na porta 4, podendo assim ligar esta porta à porta WAN do outro router.

Boa noite.
É isso mesmo. Por o zon Hub em bridge. Mas no meu caso não funcionou.Deixo aqui alguma informação que vi noutro forum:

"Na versão de firmware atual o ZONHUB pode funcionar SÓ como modem (na porta 4), e funciona bem:

1. Fazer login como home_admin, password: zonnetadmin
2. na configuraçao Rede Local --> Definições aparece a opção: Activar modo bridge na porta 4.
Só aparece se estiveres logged in como home_admin.
Funciona impec, estou a usar há meses. "

Também tem aqui um PDF de uma minianálise ao ZONHUB:

h**p://pplware.sapo.pt/truques-dicas/zonhub-mini-analise-e-alguns-truques/
e aqui de outro forum de discussão
"ZONHUB - Definir IPs estáticos e DNS

Definir IPs estáticos (por MAC address)
Uma vez que o zonhub não permite desactivar o servidor DHCP, apesar de existir uma opção para isso, podem desta forma atribuir IPs estáticos às máquinas da vossa rede.
Uma alternativa é definir em cada máquina um ip dentro da gama de ips da rede. Contudo, por erro, podemos definir 2 máquinas com o mesmo ip e pode dar asneira. Os passos que indico a seguir eliminam esse risco e, na minha opinião, penso que é mais cómodo uma vez que não é necessário estar a fazer configurações em todas as máquinas.

1-Fazer login na interface do zonhub
2-Ir à página http://zonhub.home/index.cgi?active_...onn&req_mode=1
2.1-Para definir IP estático para as máquinas que estão ligadas no momento ao zonhub, clicar no nome/ip e colocar visto em "tipo de aluguer estático".
2.2-Para definir IP estático para uma máquina que não esteja ligada no momento ao zonhub, clicar em "Nova ligação estática". Aqui terão que, obviamente, indicar o MAC Address do interface de rede/placa da máquina que querem ligar e escolher respectivo IP dentro da gama da rede.

Desta forma podem deixar todas as configurações TCP/IP do SO em automático.

Definir servidor(es) DNS a utilizar
Para utilizar servidores DNS à escolha (opendns, por exemplo) em vez dos da zon

1-Fazer login na interface do zonhub
2-Ir à página http://zonhub.home/index.cgi?active_...n_settings_vw0
3-Escolher o separador "Definições"
3.1-Em servidor DNS escolher "utilize os seguintes endereços do servidor dns" e escrever o(s) respectivo(s) endereço(s)."